dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ordahi, Lisnéia Fabiani Bock |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T20:08:22Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T20:08:22Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
235986 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89375 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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dc.description.abstract |
Trata-se de uma pesquisa convergente-assistencial que tem como objetivos identificar nos discursos e na prática da enfermagem o diálogo entre esta e o cliente impossibilitado de comunicação verbal à luz da teoria humanística de Paterson e Zderad; e analisar o processo comunicacional que ocorre entre a equipe de enfermagem e o cliente impossibilitado de comunicação verbal. A coleta de dados ocorreu no período de abril a julho de 2005, com nove técnicos de enfermagem do turno Noite B do Centro de Terapia Intensiva de um hospital privado de Porto Alegre/RS. Utilizamos a observação não participante e de três oficinas, chamadas de Oficinas Existenciais. As informações coletadas foram agrupadas de acordo com os temas discutidos nas oficinas e observação não participante, sendo compilados em quatro categorias de forma a contemplar os objetivos propostos, sendo assim: o conhecer a si e aos outros; a comunicação entre a enfermagem e cliente, família e outros profissionais da saúde; a experiência do não cuidado e analisando o processo comunicacional entre a enfermagem e o cliente. As reflexões possibilitaram reconhecer que a relação dialógica ainda permanece um tanto prejudicada pela #robotização das pessoas que cuidam#, que deixam de perceber e conhecer a si e ao cliente nas suas condições de ser humano. As vivências desveladas por cada participante apontam para a necessidade de integração entre os profissionais da saúde nas questões terapêuticas e ao entendimento no processo comunicacional com o cliente, através do estar com, do ser mais, da transferência do amor e da compaixão. Além disso, o discurso do ideal necessita ser o mesmo da ação real para que o cuidado seja humanizado. |
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dc.format.extent |
[132] f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Enfermagem |
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dc.subject.classification |
Enfermagem de tratamento intensivo |
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dc.subject.classification |
Enfermeiros e pacientes |
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dc.subject.classification |
Comunicação em enfermagem |
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dc.title |
Comunicação entre a enfermagem e clientes em um centro de terapia intensiva com base na teoria humanística de Paterson e Zderad |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Souza, Lucia Nazareth Amante de |
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