dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Flavia Regina Souza |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cunha, Ana Zoé Schilling da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T04:56:29Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T04:56:29Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
205541 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88030 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação e a saúde, como áreas sociais, consideram o contexto de mudanças o norteador das suas ações e, para tanto, se valem de processos avaliativos para a adequação de seus serviços às necessidades da sociedade. Na educação, principalmente, este processo está vinculado a existência de um projeto político-pedagógico que abriga as transformações da realidade social em seus objetivos. No Ensino Superior a avaliação é utilizada como importante instrumento para o alcance dos objetivos da Instituição como órgão formador. Na UNISC # Universidade de Santa Cruz do Sul, os profissionais enfermeiros e a população regional entendem que o Curso de Enfermagem é uma necessidade social relevante e têm o objetivo de ver formados profissionais qualificados, que prestam serviços especializados nesta área. Portanto, a avaliação do Curso de Enfermagem na UNISC é objeto deste estudo construído por meio de uma aproximação com o modelo da Avaliação Emancipatória preconizado por SAUL (2000) contemplando os momentos da pesquisa participativa, em que os sujeitos educadores, os formados, empregadores e a comunidade externa à Universidade têm sua participação como ponto fundamental. A sociologia reflexiva de Bourdieu fundamenta, em parte, a perspectiva teórico-analítica de abordagem do problema, especialmente quando se refere ao habitus e ao campo, numa relação trazida à formação do enfermeiro. Neste sentido, foi possível categorizar três áreas temáticas para a análise, quais sejam: O cuidado como habitus da Enfermagem: uma nova unicidade da prática; A prática de Enfermagem como um campo a pertencer e Direções para um novo habitus: as mediações possíveis. Os resultados apontam para a criação de um espaço de negociação entre os sujeitos envolvidos com o processo formativo com o objetivo de aprimorar e consolidar uma filosofia de trabalho no curso. Vimos que o enfermeiro egresso está atendendo às necessidades da região já que está contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde, é ético, presta uma assistência humanizada e é voltado para ações preventivas e comunitárias. Será preciso investir mais na formação do profissional gerente, líder e que atue em educação para a saúde e pesquisas na área. A realização deste estudo proporcionou uma análise crítica da formação dos enfermeiros na UNISC que servirá de subsídio para mudanças no projeto pedagógico. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Enfermagem |
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dc.subject.classification |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Superior) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermeiros |
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dc.title |
Atores e práticas na formação do enfermeiro: avaliação em perspectiva participativa |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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