dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Morais, Jose |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Macedo, Celina Maria Ramos Arruda |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T16:09:19Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T16:09:19Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
204121 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85185 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Linguística. |
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dc.description.abstract |
Esta tese, focalizando o efeito do letramento tardio sobre a organização do conhecimento semântico, teve por objetivo evidenciar a influência do letramento nas capacidades cognitivas, em particular naquelas relacionadas com a linguagem e o conhecimento semântico. Para tanto, compararam-se três grupos de adultos # iletrados rurais; iletrados urbanos; ex-iletrados # e, para situar esta capacidade em referência ao desenvolvimento cognitivo, testaram-se crianças de idades diferentes. No total foram investigados 187 sujeitos em quatro experimentos. No experimento 1 Associações verbais das representações semânticas lexicais: sinonímia, antonímia, identidade de categoria, sintagmática, funcional e pessoal #, observou-se que todos os sujeitos demonstraram mais facilidade para acessar as relações sintagmáticas do que as paradigmáticas. Não houve diferença entre a população de iletrados, mas observou-se o efeito do letramento: os ex-iletrados demonstraram uma performance melhor que os iletrados. No experimento 2 # A procura da informação semântica na memória de curto prazo: o paradigma de relaxamento da interferência proativa # não houve diferenças na performance entre as respostas dos grupos de crianças nem entre as respostas dos grupos de adultos o que indica que o relaxamento da interferência proativa não depende da idade ou grau de letramento do sujeito. Para o experimento 3 # A centralidade das características dos objetos e seres vivos com distinção de traços sensoriais/funcionais # os resultados sugeriram que o letramento pode influenciar a estrutura semântica dos nomes. Para o experimento 4 # A utilização implícita da informação semântica: os efeitos de priming semântico na tarefa de decisão lexical # houve confirmação de que o efeito foi de relação entre palavras. No entanto, a diferença apareceu no caso das palavras não-relacionadas, tornando-se difícil a interpretação teórica destes achados. A questão fica em aberto. Para concluir, os resultados, em sua maioria, não demonstraram efeitos do letramento nos modos de funcionamento cognitivo, especificamente, na aquisição, na organização e recuperação do conhecimento das relações semânticas lexicais, sobretudo, em adultos ex-iletrados. |
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dc.format.extent |
1 v.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Linguistica |
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dc.subject.classification |
Alfabetização |
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dc.subject.classification |
Cognição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Semântica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicolinguistica |
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dc.title |
Efeitos do letramento tardio sobre a organização do conhecimento semântico |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Cabral, Loni Grimm |
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