A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Loni Grimm pt_BR
dc.contributor.author Dias, Raquel Gastaldi pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T13:11:00Z
dc.date.available 2012-10-20T13:11:00Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 190257 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84861
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. pt_BR
dc.description.abstract Através deste estudo investigamos em que medida o ensino de estratégias metacognitivas para alunos de quarta séries melhora a compreensão de textos. Duas hipóteses foram levantadas: 1 O ensino de estratégias metacognitivas influencia positivamente e significativamente a compreensão de textos. 2 Habilidades metacognitivas podem ser desenvolvidas em estágios precoces, se promovidas e estimuladas por atividades adequadas. Aulas de leitura foram conduzidas com 48 alunos na quarta série, divididos em dói grupos, experimental e controle, no Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, durante quatro meses. Através de análises quantitativas suportadas por análises qualitativas, observamos o crescimento de independência e prazer para as atividades de leitura com o Grupo Experimental que recebeu o ensino sistemático de estratégias metacognitivas. Ambos os grupos tornaram-se mais conscientes de serem capazes de construírem sentido durante a leitura, revelado pelo crescente interesse e estimulado pelas atividades desta pesquisa. Observamos uma visível melhora em relação ao envolvimento afetivo com a leitura, especialmente com o grupo controle. O ensino de leitura pode e deve acontecer sistematicamente, mas sempre combinado com significado para o leitor, de forma que aprender a ler seja uma atividade real e prazeirosa. pt_BR
dc.format.extent viii, 131 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Metacognição pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
190257.pdf 735.8Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar