A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Loni Grimm pt_BR
dc.contributor.author Dias, Raquel Gastaldi pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T13:11:00Z
dc.date.available 2012-10-20T13:11:00Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 190257 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84861
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. pt_BR
dc.description.abstract Através deste estudo investigamos em que medida o ensino de estratégias metacognitivas para alunos de quarta séries melhora a compreensão de textos. Duas hipóteses foram levantadas: 1 O ensino de estratégias metacognitivas influencia positivamente e significativamente a compreensão de textos. 2 Habilidades metacognitivas podem ser desenvolvidas em estágios precoces, se promovidas e estimuladas por atividades adequadas. Aulas de leitura foram conduzidas com 48 alunos na quarta série, divididos em dói grupos, experimental e controle, no Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, durante quatro meses. Através de análises quantitativas suportadas por análises qualitativas, observamos o crescimento de independência e prazer para as atividades de leitura com o Grupo Experimental que recebeu o ensino sistemático de estratégias metacognitivas. Ambos os grupos tornaram-se mais conscientes de serem capazes de construírem sentido durante a leitura, revelado pelo crescente interesse e estimulado pelas atividades desta pesquisa. Observamos uma visível melhora em relação ao envolvimento afetivo com a leitura, especialmente com o grupo controle. O ensino de leitura pode e deve acontecer sistematicamente, mas sempre combinado com significado para o leitor, de forma que aprender a ler seja uma atividade real e prazeirosa. pt_BR
dc.format.extent viii, 131 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Metacognição pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title A promoção de estratégias metacognitivas no ensino da leitura: uma investigação com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
190257.pdf 735.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar