dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Farias, Sidney Ferreira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Soares, Cybelle Doederlein |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T09:56:19Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T09:56:19Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192512 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84504 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi verificar o estilo de vida dos professores de Educação Física da rede pública e rede particular de ensino do município de Rio do Sul (SC). Fizeram parte deste estudo todos os professores de Educação Física que trabalharam nas instituições escolares da rede pública e particular de ensino da cidade de Rio do Sul, no período da coleta de dados. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário adaptado de Ramos (1999) contendo questões sobre o perfil do professor de Educação Física, questões sobre estilo de vida e saúde, atividade física habitual, controle de peso e hábitos alimentares, lazer. Os dados foram analisados através do pacote estatístico SPSS, versão 10 e programa Excel 2000. Utilizou-se a distribuição em freqüências e percentagens, representação gráfica, dupla classificação e agrupamento em uma única categoria. Os resultados obtidos permitiram concluir que os professores passaram a maior parte do dia exercendo atividades de esforço moderado a vigoroso, incluindo o âmbito do trabalho e a prática de atividades físicas regulares, sendo a falta de tempo o principal fator que dificulta a prática de atividades físicas regulares entre os professores. Apesar da maioria utilizar veículo a motor como meio de transporte de 5-7 dias na semana, principalmente para o trabalho, também faziam caminhada rápida como transporte. No lazer evidenciou-se pouco tempo (até 2 horas) gasto sentado ou deitado e os professores praticavam atividades físicas moderadas e vigorosas no lazer. Na concepção dos professores, lazer é qualquer atividade no tempo livre que seja prazerosa e "desligue das preocupações", e atividades físicas são a preferência dentre as atividades de lazer. Apesar da prática de atividades físicas, muitos professores estão acima do peso, evidenciando uma lacuna no quesito hábitos alimentares, verificando baixo consumo de frutas e verduras. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xii, 116 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de educação fisica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rio do Sul (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estilo de vida |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Exercicios fisicos |
pt_BR |
dc.title |
Estilo de vida de professores de educação física das escolas da rede pública e particular de ensino do município de Rio do Sul (SC) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |