Estilo de vida de professores de educação física das escolas da rede pública e particular de ensino do município de Rio do Sul (SC)

DSpace Repository

A- A A+

Estilo de vida de professores de educação física das escolas da rede pública e particular de ensino do município de Rio do Sul (SC)

Show full item record

Title: Estilo de vida de professores de educação física das escolas da rede pública e particular de ensino do município de Rio do Sul (SC)
Author: Soares, Cybelle Doederlein
Abstract: Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso, cujo objetivo foi verificar o estilo de vida dos professores de Educação Física da rede pública e rede particular de ensino do município de Rio do Sul (SC). Fizeram parte deste estudo todos os professores de Educação Física que trabalharam nas instituições escolares da rede pública e particular de ensino da cidade de Rio do Sul, no período da coleta de dados. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o questionário adaptado de Ramos (1999) contendo questões sobre o perfil do professor de Educação Física, questões sobre estilo de vida e saúde, atividade física habitual, controle de peso e hábitos alimentares, lazer. Os dados foram analisados através do pacote estatístico SPSS, versão 10 e programa Excel 2000. Utilizou-se a distribuição em freqüências e percentagens, representação gráfica, dupla classificação e agrupamento em uma única categoria. Os resultados obtidos permitiram concluir que os professores passaram a maior parte do dia exercendo atividades de esforço moderado a vigoroso, incluindo o âmbito do trabalho e a prática de atividades físicas regulares, sendo a falta de tempo o principal fator que dificulta a prática de atividades físicas regulares entre os professores. Apesar da maioria utilizar veículo a motor como meio de transporte de 5-7 dias na semana, principalmente para o trabalho, também faziam caminhada rápida como transporte. No lazer evidenciou-se pouco tempo (até 2 horas) gasto sentado ou deitado e os professores praticavam atividades físicas moderadas e vigorosas no lazer. Na concepção dos professores, lazer é qualquer atividade no tempo livre que seja prazerosa e "desligue das preocupações", e atividades físicas são a preferência dentre as atividades de lazer. Apesar da prática de atividades físicas, muitos professores estão acima do peso, evidenciando uma lacuna no quesito hábitos alimentares, verificando baixo consumo de frutas e verduras.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84504
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar