Os gêneros do discurso na produção textual escrita nos livros didáticos de língua portuguesa

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Os gêneros do discurso na produção textual escrita nos livros didáticos de língua portuguesa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodrigues, Rosangela Hammes pt_BR
dc.contributor.author Cemin, Juliana pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T06:11:52Z
dc.date.available 2012-10-20T06:11:52Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189904 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84087
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo, à luz da teoria bakhtiniana, analisar como a noção de gênero do discurso está sendo incorporada nas atividades propostas para as práticas de produção textual escrita nos livros didáticos (LDs) de língua portuguesa, bem como quais os gêneros do discurso priorizados para essas atividades. A fim de alcançar o objetivo proposto, a metodologia para a coleta dos dados consta do levantamento das propostas de atividades de produção textual escrita nos LDs de língua portuguesa de 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, escolhidos em maior número pelas escolas municipais da cidade de Joinville (SC). O corpus selecionado foram as coleções Encontro & reencontro em língua portuguesa (PRATES, 1998) e Tecendo textos: ensino de língua portuguesa através de projetos (SILVA; BERTOLIN; OLIVEIRA, 1999). Analisando as atividades de produção textual escrita, constata-se a ausência de uma definição clara da noção de gênero e encontram-se outros direcionamentos propostos para essas atividades, que não são especificamente em torno dos gêneros do discurso, mas centradas em "denominações gerais", como "texto" e "história", e também nos "tipos" (seqüências) textuais narração, descrição e dissertação. Esses direcionamentos são encontrados, de uma forma geral, tanto nas práticas de produção textual como nas de leitura. Os gêneros do discurso priorizados para a produção textual escrita da esfera dos negócios/administração e do cotidiano são: bilhete, carta, convite, cardápio, cheque e currículo; da esfera jornalística: crônica, entrevista, legenda e notícia; da esfera artística: biografia/autobiografia, conto, diário, história em quadrinhos, paródia, poema, música e cântico; da esfera da publicidade: propaganda, cartaz e resenha; da esfera escolar é somente o resumo. Entretanto, mesmo diante dos vastos exemplos apresentados, observa-se que o trabalho com os gêneros do discurso nas práticas de produção textual escrita é pouco efetivo, pois as questões sócio-discursivas dos gêneros (sua dimensão extraverbal) ainda são muito pouco exploradas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Lingua portuguesa pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.subject.classification Produção de textos pt_BR
dc.title Os gêneros do discurso na produção textual escrita nos livros didáticos de língua portuguesa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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