dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Rocha, Marco Antônio Esteves da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Garcia, Tania Mikaela |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T01:42:51Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T01:42:51Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
184731 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83617 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um estudo realizado com alunos de 8ª série do ensino fundamental de um colégio da rede particular de ensino de Itajaí - SC, que adota a Metodologia de Projetos de Pesquisa, numa concepção sociointeracionista do processo de ensino/aprendizagem. O estudo teve como objetivos: 1) proporcionar aos alunos o contato com a Lingüística de Corpus (LC), uma metodologia de análise lingüística que pode ser aliada à metodologia aplicada no colégio para o ensino/aprendizagem do Português como língua materna; 2) propor um uso mais produtivo do computador em sala de aula, uma vez que é ele a ferramenta de manipulação de corpora usada na LC; e 3) levantar as contribuições da LC para o estudo do uso dos pronomes pessoais TE/LHE, em contraste com uma abordagem tradicionalista de ensino que se fundamenta na Gramática Normativa e no mero repasse de regras desvinculadas do uso autêntico da língua. A pesquisa parte do pressuposto de que, dentre dois grupos de alunos envolvidos no estudo do uso dos pronomes TE/LHE, um com base em corpus, outro num repasse tradicional de conteúdos, o primeiro grupo obteria melhores resultados numa posterior avaliação, o que parece ser verdadeiro, a despeito do pequeno número de dados disponíveis. |
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dc.format.extent |
vii, 87 f.| 30 cm |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Linguistica |
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dc.subject.classification |
Lingua portuguesa - |
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dc.subject.classification |
Pronomes |
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dc.subject.classification |
Lingua portuguesa - |
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dc.subject.classification |
Concordancia |
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dc.subject.classification |
Lingua materna - |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
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dc.title |
Lingüística de corpus: uma proposta de estudo do uso dos pronomes te/lhe com alunos de 8ª série do ensino fundamental |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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