Argumentação em sala de aula: leitura e produção textual a partir de textos jornalísticos

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Argumentação em sala de aula: leitura e produção textual a partir de textos jornalísticos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Junkes, Terezinha Kuhn pt_BR
dc.contributor.author Pessoa, Marco Antônio Quirino pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T19:53:55Z
dc.date.available 2012-10-19T19:53:55Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 187475 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82971
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa parte da premissa de que é possível desenvolver um trabalho em sala de aula, com leitura de textos argumentativos centrada na observação sistemática de esquemas de construção de argumentação e de produção textual, em que sejam criadas situações que levem o aluno a assumir uma postura persuasiva frente a seu interlocutor. Por isso, efetuamos este estudo com o objetivo de pesquisar uma metodologia para o processo de ensino/aprendizagem de produção de textos argumentativos escritos. Participaram da pesquisa 18 alunos do Ensino Médio da rede pública de educação do Estado de Santa Catarina, cujas produções textuais foram analisadas. O ponto de partida para a realização dos trabalhos foi a leitura e a análise argumentativa (bem como a discussão dos temas abordados) de textos jornalísticos opinativos, como artigos e editoriais, culminando com a produção, por parte dos alunos, de textos argumentativos cujo intuito, como se sabe, é o de convencer o interlocutor a aderir à opinião defendida. Pretendemos, neste trabalho, apresentar algumas destas produções e as análises que procedemos sob dois aspectos: por um lado, a investigação da presença da argumentatividade em um sentido amplo, no que se refere à instauração de interlocução (Bakhtin, 1997), e, por outro lado, a investigação de esquemas argumentativos (Perelman, 1996) e outras marcas de argumentatividade em stritu sensu (Koch, 1984; 1992a), que caracterizam o texto cujo macro-ato seja persuadir ou convencer. pt_BR
dc.format.extent 197 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Compreensao na leitura pt_BR
dc.subject.classification Discussões e debates pt_BR
dc.subject.classification Logica pt_BR
dc.subject.classification Persuasao (Retórica) pt_BR
dc.subject.classification Produção de textos pt_BR
dc.title Argumentação em sala de aula: leitura e produção textual a partir de textos jornalísticos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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