dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Warat, Luis Alberto |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cordeiro, Julieta Rodrigues Saboia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T17:21:44Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T17:21:44Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
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dc.identifier.other |
189489 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82684 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciênicias Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo apresentar a evolução do ensino do Direito no Brasil e uma proposta pedagógica a partir de uma visão crítica da realidade social do país. Refletindo sobre o sistema de ensino vigente nos cursos jurídicos, apresenta-se, com base na história da educação, a origem dos primeiros cursos de Direito brasileiros. Em seguida, especifica-se a crise no ensino jurídico denunciada pela COMISSÃO DE CIÊNCIA E ENSINO JURÍDICO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, assim como a proposta de mudança formulada pelos adeptos do Direito Alternativo. Foram explicitadas a teoria Crítico-Social e a Pedagogia de Luis Alberto Warat com intuito de estabelecer possibilidades de outros caminhos, contribuindo para as mudanças do ensino do Direito. Na seqüência, analisa-se os pressupostos teóricos: a ciência e a pesquisa como instrumentos para a construção do conhecimento que serviram de fundamentos para a elaboração do Projeto Pedagógico para o Curso de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, reconhecido pelo CONSELHO DE ESPECIALISTAS DO MEC e pelo CONSELHO DE ENSINO DA OAB (Portaria n° 165 de 05 de fevereiro de 1999), com o conceito CMB. Conclui-se o estudo com o relato das dificuldades enfrentadas após o seu reconhecimento. |
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dc.format.extent |
ii, 209 f.| tabs |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Direito |
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dc.subject.classification |
Direito |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
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dc.subject.classification |
Brasil |
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dc.subject.classification |
Projeto pedagógico |
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dc.subject.classification |
Direito |
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dc.subject.classification |
Metodos de ensino |
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dc.subject.classification |
Direito |
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dc.subject.classification |
Pesquisa |
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dc.title |
O ensino do direito: um projeto pedagógico |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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