dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Prado, Marta Lenise do |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Müller, Alessandra Regina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T17:14:38Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T17:14:38Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
186671 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82670 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No atual contexto da política brasileira de saúde e educação, faz-se necessário repensar a formação profissional do enfermeiro para que seja condizente com os desafios atuais da realidade epidemiológica e estrutural de saúde no país. Desta maneira, o presente estudo tem o objetivo de analisar as concepções e percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre suas experiências teórico-práticas acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na sua formação profissional, de modo a contribuir para uma formação crítica e consciente do seu papel na realidade dos serviços de saúde. O estudo foi realizado com acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem que cursavam do 3º ao 8º semestre, tendo como referencial metodológico as idéias de Paulo Freire. A fase inicial, consistiu no processo de ação-reflexão-ação assentado na formação e discussão do Círculo de Cultura, propiciando o desvelar do tema gerador central. A posterior, contemplou o aprofundamento analítico dos dados obtidos. Assim, os depoimentos dos alunos foram agrupados em categorias, identificadas com os princípios e diretrizes do SUS, quais sejam: a descentralização e a formação profissional do enfermeiro, a participação e a formação profissional do enfermeiro e a integralidade e a formação profissional do enfermeiro. Vários problemas foram levantados pelo grupo em relação às suas experiências, como a fragilidade no que diz respeito a um eixo estruturante que promova a integralidade das discussões no Curso e frágeis mecanismos de participação dos acadêmicos no processo ensino-aprendizagem. Dentre outras questões desvelou-se a necessidade de se construir um projeto político-pedagógico que contemple as questões levantadas neste estudo, contribuindo para a formação de um profissional com competência para intervir na realidade, transformando-a |
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dc.format.extent |
vi, 101 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Enfermagem |
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dc.subject.classification |
Enfermeiros - |
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dc.subject.classification |
Avaliacao |
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dc.subject.classification |
Formação profissional |
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dc.title |
Reflexão crítica acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na formação profissional: ponto de vista de acadêmicos de enfermagem |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Backes, Vania Marli Schubert |
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