Reflexão crítica acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na formação profissional: ponto de vista de acadêmicos de enfermagem

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Reflexão crítica acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na formação profissional: ponto de vista de acadêmicos de enfermagem

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Prado, Marta Lenise do pt_BR
dc.contributor.author Müller, Alessandra Regina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T17:14:38Z
dc.date.available 2012-10-19T17:14:38Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 186671 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82670
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract No atual contexto da política brasileira de saúde e educação, faz-se necessário repensar a formação profissional do enfermeiro para que seja condizente com os desafios atuais da realidade epidemiológica e estrutural de saúde no país. Desta maneira, o presente estudo tem o objetivo de analisar as concepções e percepções dos acadêmicos de enfermagem sobre suas experiências teórico-práticas acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na sua formação profissional, de modo a contribuir para uma formação crítica e consciente do seu papel na realidade dos serviços de saúde. O estudo foi realizado com acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem que cursavam do 3º ao 8º semestre, tendo como referencial metodológico as idéias de Paulo Freire. A fase inicial, consistiu no processo de ação-reflexão-ação assentado na formação e discussão do Círculo de Cultura, propiciando o desvelar do tema gerador central. A posterior, contemplou o aprofundamento analítico dos dados obtidos. Assim, os depoimentos dos alunos foram agrupados em categorias, identificadas com os princípios e diretrizes do SUS, quais sejam: a descentralização e a formação profissional do enfermeiro, a participação e a formação profissional do enfermeiro e a integralidade e a formação profissional do enfermeiro. Vários problemas foram levantados pelo grupo em relação às suas experiências, como a fragilidade no que diz respeito a um eixo estruturante que promova a integralidade das discussões no Curso e frágeis mecanismos de participação dos acadêmicos no processo ensino-aprendizagem. Dentre outras questões desvelou-se a necessidade de se construir um projeto político-pedagógico que contemple as questões levantadas neste estudo, contribuindo para a formação de um profissional com competência para intervir na realidade, transformando-a pt_BR
dc.format.extent vi, 101 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Enfermeiros - pt_BR
dc.subject.classification Avaliacao pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.title Reflexão crítica acerca do Sistema Único de Saúde - SUS na formação profissional: ponto de vista de acadêmicos de enfermagem pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Backes, Vania Marli Schubert pt_BR


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