Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades

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Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Saupe, Rosita pt_BR
dc.contributor.author Rebello, Tania Soares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T16:47:41Z
dc.date.available 2012-10-19T16:47:41Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 187944 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a questão da supervisão como uma ação educativa dos trabalhadores de enfermagem. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico-prático o itinerário de pesquisa do educador Paulo Freire (círculo de cultura) e a observação participante, e teve como foco de pesquisa um grupo de enfermeiras de um hospital universitário. Os objetivos foram conhecer as impressões destas profissionais sobre o tema supervisão como uma ação no processo educativo e avaliar de que modo a atividade de supervisão das ações de enfermagem se efetuam, na prática. A escolha do itinerário de pesquisa de Freire se deu, em virtude deste método propiciar o envolvimento dos sujeitos do estudo de maneira participativa. Vale dizer, é essencial a compreensão das reais necessidades dos envolvidos para que possam intervir na formação de suas próprias subjetividades. A transformação de sua realidade, por sua vez, ocorreria através da prática educativa, que parte do conhecimento pré-existente dos participantes. Os dados da pesquisa foram obtidos concomitantemente à prática assistencial através da implementação do círculo de cultura e da observação participante. Os resultados são mostrados através dos depoimentos dos sujeitos, que evidenciam a pertinência do método. Destaca-se, da análise dos resultados, que a supervisão das ações de enfermagem tem se centrado no controle restrito de tarefas e procedimentos, bem como na supervisão de ambientes e de material. Não se constatou, durante as observações realizadas, momentos que se caracterizavam como educação para o trabalho. Percebeu-se, pelas falas das enfermeiras, a crença de que supervisionar é principalmente "fazer junto", o que não foi possível confirmar na observações realizadas. Finalmente, notou-se que a supervisão como ação educativa fazia parte do idealizado pelas profissionais. Porém, no cotidiano isto também não se concretizava. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Enfermeiros pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Supervisão pt_BR
dc.title Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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