dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Backes, Vania Marli Schubert |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Freo, Margareth Caetano |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T13:31:47Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T13:31:47Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185856 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho é o resultado de um processo reflexivo sobre a prática educativa dos enfermeiros assistenciais na formação profissional, através do Círculo de Cultura, orientado pelo referencial teórico-metodológico do educador Paulo Freire e de entrevistas semi-estruturadas, utilizando como procedimento analítico a análise de conteúdo (BARDIN, 1977 e MINAYO, 1994). Para tanto, parti do princípio que tal prática é um processo de ensino-aprendizagem, visando à formação profissional do futuro enfermeiro, com o exercício educativo e pedagógico do enfermeiro assistencial no campo prático, permitindo estabelecer relações que promovam a construção de conhecimentos e habilidades técnicas, políticas e éticas, no convívio do cotidiano profissional, pautado em referenciais que estimulem a problematização da realidade em que se encontram. A partir das reflexões oriundas desse processo, emergiram três categorias: a dimensão educativa do Enfermeiro e a sua formação para o exercício do educar; o processo educativo crítico-reflexivo: uma possibilidade em construção; e a construção de uma proposta educativa: limites e possibilidades. Dentre as categorias, percebeu-se que a prática educativa do enfermeiro assistencial enquanto educador retrata as tendências tecnicista e tradicional no fazer pedagógico na prática educativa. Os limites e possibilidades de superação da prática presente exigem uma consciência crítica e reflexiva da realidade entre a formação acadêmica e a prática profissional. A primeira condição está em ser capaz de agir e refletir sobre a realidade vigente e transformá-la. Os enfermeiros assistenciais, sensibilizados em contribuir com a formação do aluno de Enfermagem, reconhecem que há espaço para transformar, modificar a realidade. Indicaram a necessidade de integração docente-assistencial, investimentos como reciclagem e educação permanente, participação mais ativa do educando e a necessidade de (re)avaliação da sistemática presente ao conduzir os acadêmicos na prática. Portanto, o enfermeiro assistencial, participante efetivo da construção coletiva na formação do educando de enfermagem, é responsável e se compromete por ser sujeito desse processo. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
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dc.subject.classification |
Enfermagem - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermeiros |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação profissional |
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dc.title |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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