Avaliação em projetos de enfermagem: um modelo teorico

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação em projetos de enfermagem: um modelo teorico

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Maria de Lourdes de pt_BR
dc.contributor.author Cartana, Maria do Horto Fontoura pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T10:13:28Z
dc.date.available 2012-10-19T10:13:28Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179679 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82006
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo, denominado "Avaliação em projetos de Enfermagem. Um modelo teórico" trata-se de requisito para obtenção do título de Doutor. Versa sobre a avaliação em projetos de Enfermagem sob a perspectiva de sua sistematização. Foi construído um modelo teórico para avaliação em projetos de Enfermagem em termos de sua forma e conteúdo. A forma teve como fundamentação teórica a cultura de avaliação como atividade profissional e a ação comunicativa de Habermas (1999). O conteúdo foi construído sob a ótica de Aoki (1986), no qual contemplou-se as orientações de avaliação técnica, interpretativa situacional e crítica. A partir do modelo teórico foi examinado, através de um estudo de caso, o Projeto Auxiliar de Enfermagem da UFSC. O caso foi descrito nos seus antecedentes, modelo lógico, cultura e características do processo de avaliação realizado. O Projeto Auxiliar adotou avaliação sistemática semelhante ao modelo teórico na organização do tempo e na utilização dos resultados para orientar as atividades, adotando concepção diferente na participação e na orientação interpretativa situacional. O Projeto contribuiu para a cultura da avaliação sistemática em termos da demonstração da possibilidade da adoção da avaliação sistemática em projetos complexos, do significado da participação como diálogo e da adoção simultânea das três orientações de avaliação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Projetos pt_BR
dc.title Avaliação em projetos de enfermagem: um modelo teorico pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
179679.pdf 3.750Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar