dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Schulze, Clelia Maria Nascimento |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Barcelos, Valdo Hermes de Lima |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T10:02:13Z |
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dc.date.available |
2012-10-19T10:02:13Z |
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dc.date.issued |
2001 |
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dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181212 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81987 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Dentre os desafios encontemporâneos as questões ambientais são aquelas que de forma mais internacional e intergeracional se apresentem. Esta tese de doutoramento se constitui de um estudo de passagens da obra ensaística e poética de Octávio Lozano Paz. Nesta pesquisa a Teoria das Representações Sociais será tomada como uma teoria articuladora entre autor, textos, leitor e sociedade. Será utilizada como maneira de me aproximar de aspectos da realidade e não como uma teoria "decifradora" de mundos. São dois os meus objetivos com esta pesquisa: 1- Identificar e analisar na obra literária de Octávio Paz, através da teoria das representações sociais, passagens da mesma que contenham subsídios teórico-epistemológicos para o entendimento das questões ecológicas contemporâneas; 2- Relacionar estes subsídios teórico-epistemológicos com a possibilidade de implementação de iniciativas de educação ambiental no cotidiano escolar. Este trabalho está organizado em nove partes a que denomino de fragmentos. Tomo aqui fragmento como uma semente, uma partícula errante se vista isolada, porém, com sentido, se vista em relação com outras, formando, assim, um tecido. O tecido, será o texto resultante deste trabalho. Concluo que a obra literária de Paz, contém importantes subsídios téorico-epistemológicos para entender-se a complexidade das questões ecológicas e, a partir destes, propor alternativas de intervenção que venham romper com concepções e práticas fragmentárias e reducionistas tão comumente encontradas nas iniciativas de educação ambiental que visam tratar desta questão via processo educativo. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Texto literário e ecologia: a contribuição das idéias de Octávio Paz às questões ecológicas contemporâneas |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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