Texto literário e ecologia: a contribuição das idéias de Octávio Paz às questões ecológicas contemporâneas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Texto literário e ecologia: a contribuição das idéias de Octávio Paz às questões ecológicas contemporâneas

Mostrar registro completo

Título: Texto literário e ecologia: a contribuição das idéias de Octávio Paz às questões ecológicas contemporâneas
Autor: Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Resumo: Dentre os desafios encontemporâneos as questões ambientais são aquelas que de forma mais internacional e intergeracional se apresentem. Esta tese de doutoramento se constitui de um estudo de passagens da obra ensaística e poética de Octávio Lozano Paz. Nesta pesquisa a Teoria das Representações Sociais será tomada como uma teoria articuladora entre autor, textos, leitor e sociedade. Será utilizada como maneira de me aproximar de aspectos da realidade e não como uma teoria "decifradora" de mundos. São dois os meus objetivos com esta pesquisa: 1- Identificar e analisar na obra literária de Octávio Paz, através da teoria das representações sociais, passagens da mesma que contenham subsídios teórico-epistemológicos para o entendimento das questões ecológicas contemporâneas; 2- Relacionar estes subsídios teórico-epistemológicos com a possibilidade de implementação de iniciativas de educação ambiental no cotidiano escolar. Este trabalho está organizado em nove partes a que denomino de fragmentos. Tomo aqui fragmento como uma semente, uma partícula errante se vista isolada, porém, com sentido, se vista em relação com outras, formando, assim, um tecido. O tecido, será o texto resultante deste trabalho. Concluo que a obra literária de Paz, contém importantes subsídios téorico-epistemológicos para entender-se a complexidade das questões ecológicas e, a partir destes, propor alternativas de intervenção que venham romper com concepções e práticas fragmentárias e reducionistas tão comumente encontradas nas iniciativas de educação ambiental que visam tratar desta questão via processo educativo.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81987
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
181212.pdf 11.76Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar