Reflexões de uma prática de enfermagem com a mãe/criança no sistema profissional

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Reflexões de uma prática de enfermagem com a mãe/criança no sistema profissional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vaz, Marta Regina Cezar pt_BR
dc.contributor.author Almeida, Simone Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T09:56:03Z
dc.date.available 2012-10-19T09:56:03Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 183259 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81977
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Trata-se de um estudo analítico, de caráter qualitativo que buscou compreender os significados que o cuidado cultural assume na prática em puericultura. Foi desenvolvido a partir da disciplina de Prática Assistencial de Enfermagem junto a mãe e criança, no Ambulatório de Puericultura e Pediatria do Núcleo de Pesquisa e Atenção à Saúde da Universidade da Região da Campanha - Bagé - RS, em duas etapas, a primeira realizada durante os meses de Julho a Agosto de 1999 e a segunda durante os meses de Abril e Maio de 2000. A trajetória foi ancorada pelo marco conceitual de Madeleine Leininger e pelo suporte teórico dos princípios e diretrizes do SUS, a fim de olhar o sistema profissional de saúde como um sistema de cuidado com características de uma cultura profissional . Ressalta-se, ainda, que a prática e o processo de coleta dos dados para a dissertação ocorreu no ambiente familiar a partir da visitação domiciliar, com os sujeitos mãe e criança, conforme opção. A coleta e registro dos dados originou um banco de dados que permitiu a seleção de quatro categorias temáticas que possibilitaram a apreensão do cuidado cultural por intermédio da mãe e criança inseridos no sistema profissional. Surgiram dados significativos a percepção da mãe e criança em relação ao cuidado cultural ofertado no sistema profissional como: A saúde e higiene não somente do ser humano mas também do ambiente, o toque foi considerado como fator importante para que o cuidado seja ofertado de maneira satisfatória. O ser humano necessita ser assistido culturalmente , ou seja é necessário perceber e respeitar suas crenças, valores e atitudes e, oferecer espaço para que este se posicione e participe da prática do cuidado. A criança tem prioridade no processo saúde-doença , pois é vista como um ser humano em crescimento e desenvolvimento , merecendo atenção integral em relação ao cuidado. Quando ao sistema profissional visualizou-se que este não encontra-se preparado para prestar um cuidado cultural , sendo premente que os profissionais de saúde ampliem seus conhecimentos referentes a universalidade e diversidade cultural do cuidado e que utilizem instrumentos como a interação e a comunicação para que juntos com o cliente construam uma prática congruente e real. Este estudo permitiu refletir acerca da prática em enfermagem com a criança, possibilitando uma nova caminhada direcionada para uma abordagem centrada na criança inserida no seu contexto familiar e cultural pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Cuidado e higiene pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem - pt_BR
dc.subject.classification Pratica pt_BR
dc.title Reflexões de uma prática de enfermagem com a mãe/criança no sistema profissional pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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