Tendo que cuidar: a vivência do idoso e de sua família cuidadora no processo de cuidar e ser cuidado em contexto familiar

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Tendo que cuidar: a vivência do idoso e de sua família cuidadora no processo de cuidar e ser cuidado em contexto familiar

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Lúcia H. Takase pt_BR
dc.contributor.author Alvarez, Angela Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T06:54:28Z
dc.date.available 2012-10-19T06:54:28Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179129 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81693
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pt_BR
dc.description.abstract Os objetivos deste estudo foram: compreender o processo global vivenciado pela família cuidadora de parente idoso doente e fragilizado, no âmbito de domicílios pobres de periferias urbanas circunscritos a um Centro de Saúde. Buscou-se também desenhar um modelo teórico explanatório do processo de cuidar e ser cuidado em suas dimensões conforme vivenciado pelo idoso e sua família. A abordagem metodológica adotada foi a da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Considerando essa abordagem, o trabalho de campo foi realizado em dois bairros da cidade de Florianópolis, nos quais estão instalados os Centros de Saúde com Programa de Saúde da Família (PSF) com cadastramento de famílias da comunidade de sua jurisdição. Participaram da amostra deste estudo oito famílias cuidadoras de idosos doentes e fragilizados, além de outras quatro que participaram como validadoras do modelo teórico construído. O trabalho de campo foi desenvolvido por meio de observação participante incluindo entrevistas, análise de documentos e observação do cenário social. Os informantes incluídos foram familiares cuidadores, idosos, agentes comunitários de saúde e enfermeiras dos Centros de Saúde. O trabalho de campo teve a duração de dezesseis meses. Este estudo resultou na formulação do modelo teórico TENDO QUE CUIDAR: A VIVÊNCIA DO IDOSO E DA FAMÍLIA CUIDADORA NO PROCESSO DE CUIDAR E SER CUIDADO EM CONTEXTO DOMICILIAR, que foi composto a partir das seguintes dimensões: TENDO QUE CUIDAR, VIVENCIANDO UMA CONDIÇÃO DE DEPENDÊNCIA, VIVENCIANDO O CONTEXTO DA FAMÍLIA, VIVENDO DIA-A-DIA, VIVENDO AS IMPLICAÇÕES DE SER O CUIDADOR, BUSCANDO APOIO PARA CUIDAR. As implicações desse modelo visando a prática geronto-geriátrica são, entre outras: a necessidade de um redirecionamento premente de serviços públicos de saúde que contemplem a assistência domiciliaria a idosos dependentes incluindo as famílias cuidadoras; a necessidade de criação de serviços e programas alternativos desenvolvendo uma rede de apoio comunitário para suprir as necessidades das famílias cuidadoras, sobretudo as mais pobres; e a necessidade de revisão na formação acadêmica de profissionais da saúde voltada para a assistência à população idosa emergente em nosso meio pt_BR
dc.format.extent 186 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Enfermagem pt_BR
dc.subject.classification Idosos - pt_BR
dc.subject.classification Saude e higiene pt_BR
dc.subject.classification Cuidados com os doentes pt_BR
dc.title Tendo que cuidar: a vivência do idoso e de sua família cuidadora no processo de cuidar e ser cuidado em contexto familiar pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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