Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /

DSpace Repository

A- A A+

Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cerisara, Ana Beatriz pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Sonia Cristina de Lima pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T16:38:00Z
dc.date.available 2012-10-17T16:38:00Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174699 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78602
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract A proposta deste trabalho foi compreender os sentidos e significados formulados pelos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis acerca de sua própria formação na experiência de formação em serviço por eles vivenciado nos Grupos de Formação, entre 1994 e 1996, no Governo da Frente Popular. Foram investigados os documentos gerados pela Secretaria Municipal de Educação referentes, direta ou indiretamente, a esse processo de formação - com ênfase nos 232 textos escritos pelos professores - e as entrevistas realizadas em setembro de 1999 com dois coordenadores dos Grupos de Formação e quatro professores participantes. Partiu-se do pressuposto de que dar voz aos professores participantes dessa experiência de formação em serviço poderia contribuir tanto para a compreensão dessa experiência, especificamente, como para um aprofundamento sobre o caráter da formação em serviço para os professores da Educação Infantil. A análise incidiu sobre os seguintes aspectos: a) a constituição dos Grupos de Formação; b) a sua metodologia de trabalho; c) os temas trabalhados e os que foram privilegiados; d) a articulação entre teoria e prática como possibilitadora da prática reflexiva, e) as situações possibilitadas por sua continuidade durante três anos e as conseqüências advindas da ruptura do projeto. Ao tornar visível um processo de formação em serviço para professores da Educação Infantil, mesmo com todas as suas contradições, é possível afirmar que os Grupos de Formação romperam, em muitos aspectos, com a perspectiva "clássica" de formação em serviço, visto que foram planejados, executados e avaliados com a contribuição, ou melhor, com a protagonização ativa dos professores envolvidos. pt_BR
dc.format.extent vi, 123 f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
174699.pdf 18.67Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar