Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /

Mostrar registro completo

Título: Grupos de formação: análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da educação infantil /
Autor: Fernandes, Sonia Cristina de Lima
Resumo: A proposta deste trabalho foi compreender os sentidos e significados formulados pelos professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis acerca de sua própria formação na experiência de formação em serviço por eles vivenciado nos Grupos de Formação, entre 1994 e 1996, no Governo da Frente Popular. Foram investigados os documentos gerados pela Secretaria Municipal de Educação referentes, direta ou indiretamente, a esse processo de formação - com ênfase nos 232 textos escritos pelos professores - e as entrevistas realizadas em setembro de 1999 com dois coordenadores dos Grupos de Formação e quatro professores participantes. Partiu-se do pressuposto de que dar voz aos professores participantes dessa experiência de formação em serviço poderia contribuir tanto para a compreensão dessa experiência, especificamente, como para um aprofundamento sobre o caráter da formação em serviço para os professores da Educação Infantil. A análise incidiu sobre os seguintes aspectos: a) a constituição dos Grupos de Formação; b) a sua metodologia de trabalho; c) os temas trabalhados e os que foram privilegiados; d) a articulação entre teoria e prática como possibilitadora da prática reflexiva, e) as situações possibilitadas por sua continuidade durante três anos e as conseqüências advindas da ruptura do projeto. Ao tornar visível um processo de formação em serviço para professores da Educação Infantil, mesmo com todas as suas contradições, é possível afirmar que os Grupos de Formação romperam, em muitos aspectos, com a perspectiva "clássica" de formação em serviço, visto que foram planejados, executados e avaliados com a contribuição, ou melhor, com a protagonização ativa dos professores envolvidos.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78602
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
174699.pdf 18.67Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar