dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Junkes, Terezinha Kuhn |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lübke, Helena Cristina |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T15:36:45Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T15:36:45Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
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dc.identifier.other |
201565 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78531 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüistica. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho constitui-se de reflexões e considerações que resultaram do corpus levantado em uma turma da 8ª fase do Curso de Letras Licenciatura (1998) do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL - UNERJ - município de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Privilegiando o texto/discurso produzido pelo aluno e sustentado em teorias atuais, o estudo proporciona a constatação de possíveis causas do fracasso escolar, à medida que sugere nova postura pedagógica a partir da nova compreensão dos elementos envolvidos na produção dos textos. Optou-se por uma clientela estudantil de nível universitário a fim de corroborar um processo de ensino-aprendizagem que acredite na competência lingüística dos alunos, e não só aponte inadequações em relação à performance lingüística dos sujeitos envolvidos nesse processo. Sem nenhum intuito de desmerecer a importância do estudo gramatical sistematizado, da variedade lingüística considerada culta/padrão em relação às Conjunções, esta pesquisa alerta os docentes sobre a necessidade de uma nova postura pedagógica para tornar efetivo o aprendizado de uma prática mais apropriada às finalidades discursivas, levando-se em conta desde o Ensino Fundamental até o Ensino Universitário. Se de um lado para a Gramática Normativa as conjunções são fundamentalmente elementos de relação, esses mesmos elementos a Semântica Argumentativa chama de Operadores Argumentativos, os quais têm grande importância na construção do sentido de um texto; tais palavras são as responsáveis por aspectos da argumentatividade da língua - no caso, do texto. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Linguistica |
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dc.subject.classification |
Produção de textos |
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dc.subject.classification |
Ensino superior |
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dc.title |
Operadores argumentativos e efeitos discursivos em textos de terceiro grau |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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