Reconstituição do corpo nas narrativas hipertextuais

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Reconstituição do corpo nas narrativas hipertextuais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Alckmar Luiz dos pt_BR
dc.contributor.author Wandelli, Raquel pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T14:15:54Z
dc.date.available 2012-10-17T14:15:54Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 182080 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78428
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. pt_BR
dc.description.abstract Discute as relações entre literatura e informática, tendo como texto tutor o romance-enciclopédia O Dicionário Kazar, do iugoslavo Milorad Pávitch. Reconstitui o conceito de hiperficção em uma perspectiva dialética com o passado literário e teórico. Aponta o hipertexto como teoria corolária de valores estéticos acentuados por estudiosos estruturalistas e pós-estruturalistas como Kristeva, Bakhtin, Umberto Eco, Roland Barthes, Foucault, Gérard Genette, Deleuze, Guattari e Derrida, relacionado-o inda à semiótica, ao movimento concretista, à teoria do caos e da recepção, à medida que todos propõem a abertura da obra, a participação do leitor na sua completude, a dissolução das barreiras entre autor e leitor, a polifonia, a polissemia, a metalinguagem, a visibilidade do aparato da escrita, a mistura de elementos não-verbais aos verbais etc.. Mostra a luta de escritores para vencer a seqüencialidade sugerida pelo aparato impresso desde Don Quixote. Valendo-se do exemplo de obras lúdicas e de arquitetura labiríntica, como as de Borges, Cortázar, Calvino, Pávitch, Joyce, entre outros, propõe e desenvolve os princípios que constituem a hipertextualidade: fragmentação, intertextualidade, provisoriedade, heterogeneidade, multilinearidade, interatividade, simultaneidade, interconectividade e descentramento. Em Pávitch estuda particularmente a imbricação entre forma e conteúdo e as relações entre história e ficção. Ainda examina os paratextos como recursos metalingüísticos, serem colocados a operar a favor de uma leitura antilinear e interativista, que faz o livro movimentar-se em todas as direções. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Historia e critica pt_BR
dc.subject.classification Ficção pt_BR
dc.subject.classification Realidade virtual pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de hipertexto pt_BR
dc.title Reconstituição do corpo nas narrativas hipertextuais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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