dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Arruda Junior, Edmundo Lima de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Costa, Alexandre Bernardino |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T22:28:08Z |
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dc.date.available |
2012-10-16T22:28:08Z |
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dc.date.issued |
1992 |
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dc.date.submitted |
1992 |
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dc.identifier.other |
85615 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76853 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas, 1992 |
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dc.description.abstract |
O trabalho intitulado "Ensino Jurídico: disciplina e violência simbólica", tem por objetivo básico buscar a compreensão da função desempenhada pelos cursos de direito ao longo da história brasileira. Na tentativa de realização desta tarefa deu-se especial atenção ao período posterior a 1964, por entender-se que esta etapa histórica possui uma especificidade na determinação da realidade do ensino jurídico nos dias atuais. O corpo do trabalho está dividido em seis capítulos, além da introdução e das considerações finais, dispostos da seguinte forma: No primeiro capítulo busca-se expor o quadro teórico que norteia a análise ao longo do trabalho. Neles estão, de maneira sintética, colocados os principais conceitos utilizados: A análise da disciplina, realizada por Michel Foucault; o habitus de Pierre Bourdieu; o senso comum teórico do jurista de ofício, de Luís A. Warat; e um quadro onde é delineada a função dos cursos de direito. A seguir busca-se expor a histórica do ensino jurídico no Brasil, desde a sua fundação até 1964, com a utilização do marco teórico construído no capítulo anterior. O terceiro trata do período posterior a 1964, buscando-se dar atenção às transformações ocorridas a nível político, econômico e social para contextualizar a análise sobre o ensino de direito. No quarto capítulo procura-se apreender a realidade do ensino jurídico na atualidade, através de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal do Paraná. No quinto e sexto são retomados todos os elementos expostos anteriormente para empreender um esforço de análise da função conservadora e da possibilidade de um exercício da função transformadora através dos cursos jurídicos. Ao final, são expostas algumas considerações de uma síntese do trabalho e de algumas conclusões pessoais do autor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Direito |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Direito |
pt_BR |
dc.title |
Ensino juridico : disciplina e violencia simbolica |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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