Ensino juridico : disciplina e violencia simbolica

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Ensino juridico : disciplina e violencia simbolica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Arruda Junior, Edmundo Lima de pt_BR
dc.contributor.author Costa, Alexandre Bernardino pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T22:28:08Z
dc.date.available 2012-10-16T22:28:08Z
dc.date.issued 1992
dc.date.submitted 1992 pt_BR
dc.identifier.other 85615 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76853
dc.description Dissertação (mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Juridicas, 1992 pt_BR
dc.description.abstract O trabalho intitulado "Ensino Jurídico: disciplina e violência simbólica", tem por objetivo básico buscar a compreensão da função desempenhada pelos cursos de direito ao longo da história brasileira. Na tentativa de realização desta tarefa deu-se especial atenção ao período posterior a 1964, por entender-se que esta etapa histórica possui uma especificidade na determinação da realidade do ensino jurídico nos dias atuais. O corpo do trabalho está dividido em seis capítulos, além da introdução e das considerações finais, dispostos da seguinte forma: No primeiro capítulo busca-se expor o quadro teórico que norteia a análise ao longo do trabalho. Neles estão, de maneira sintética, colocados os principais conceitos utilizados: A análise da disciplina, realizada por Michel Foucault; o habitus de Pierre Bourdieu; o senso comum teórico do jurista de ofício, de Luís A. Warat; e um quadro onde é delineada a função dos cursos de direito. A seguir busca-se expor a histórica do ensino jurídico no Brasil, desde a sua fundação até 1964, com a utilização do marco teórico construído no capítulo anterior. O terceiro trata do período posterior a 1964, buscando-se dar atenção às transformações ocorridas a nível político, econômico e social para contextualizar a análise sobre o ensino de direito. No quarto capítulo procura-se apreender a realidade do ensino jurídico na atualidade, através de uma pesquisa realizada com alunos da Universidade Federal do Paraná. No quinto e sexto são retomados todos os elementos expostos anteriormente para empreender um esforço de análise da função conservadora e da possibilidade de um exercício da função transformadora através dos cursos jurídicos. Ao final, são expostas algumas considerações de uma síntese do trabalho e de algumas conclusões pessoais do autor. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Direito pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Direito pt_BR
dc.title Ensino juridico : disciplina e violencia simbolica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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