A prática de análise linguística/semiótica como prática de linguagem nas aulas de língua portuguesa: os discursos (des)velados em artigos científicos brasileiros

DSpace Repository

A- A A+

A prática de análise linguística/semiótica como prática de linguagem nas aulas de língua portuguesa: os discursos (des)velados em artigos científicos brasileiros

Show full item record

Title: A prática de análise linguística/semiótica como prática de linguagem nas aulas de língua portuguesa: os discursos (des)velados em artigos científicos brasileiros
Author: Todeschini, Isabella
Abstract: O tema da nossa presente pesquisa são os discursos em/de artigos acadêmicos brasileiros sobre a Prática de Análise Linguística/Semiótica (PAL/S) como prática de língua(gem) nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Tendo em vista o tema, nosso objetivo principal é analisar dialogicamente os discursos sobre a PAL/S veiculados em artigos publicados e catalogados no Portal de Periódicos da CAPES, com o intuito de compreender como tais discursos (des)velam os embates ideológico-valorativos entre tradição e mudança no ensino de língua portuguesa na escola de Educação Básica. Ancoramo-nos nos Estudos Dialógicos da Linguagem, especialmente nos escritos de Bakhtin e o Círculo, articulados a pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso (ADD) no Brasil, situando a investigação no campo da Linguística Aplicada. Selecionamos, por meio da abordagem da bibliometria, 130 artigos publicados entre 1998 e 2023. A análise dos dados se realiza em duas etapas complementares: na primeira, realizamos uma Análise Bibliométrica que nos permitiu mapear a produção científica sobre a temática, identificando padrões de distribuição geográfica, institucional e temporal; na segunda, realizamos uma análise discursiva de base dialógica, considerando os artigos como enunciados concretos e buscando compreender suas projeções ideológico-valorativas. Os resultados evidenciam uma pluridiscursividade nas abordagens da PAL/S, revelando disputas entre concepções ainda vinculadas ao ensino normativo e outras que se orientam por fundamentos enunciativo-discursivos. Observamos que, embora documentos como os PCN (1998) e a BNCC (2018) enfatizem a centralidade do texto e o uso da linguagem em contextos sociais, parte dos artigos analisados reproduz concepções ancoradas na aplicação técnica de teorias linguísticas, desconsiderando a dimensão dialógica e ideológica da linguagem. Com base na análise, sustentamos que os discursos acadêmicos sobre a PAL/S não são neutros, mas configuram espaços de tensão ideológico-axiológica entre o tradicional e o novo/a mudança, atravessando tanto a formação docente quanto as práticas pedagógicas. Esses discursos formam um heterodiscurso, tecido por múltiplas vozes que se confrontam e se cruzam, refletindo disputas epistemológicas, políticas e pedagógicas ainda presentes no ensino de LP no Brasil. Defendemos que compreender a PAL/S como prática de linguagem requer reconhecer sua natureza ideológica, interacional e responsiva, vinculada aos usos sociais da língua(gem) e à constituição dos sujeitos na relação com o outro. A pesquisa contribui ao evidenciar a necessidade de uma apropriação crítica da PAL/S, comprometida com os fundamentos dialógicos da linguagem, além de apontar para a urgência de repensar a formação inicial e continuada de professores de LP a partir dessa perspectiva. Reafirmamos a relevância da ADD como abordagem teórico metodológica que possibilita a escuta das ideologias e valorações nos discursos acadêmicos, reconhecendo o lugar ético e responsivo do pesquisador na produção de conhecimento. Assim, nossa tese não apenas mapeia o estado da arte sobre a PAL/S, mas também propõe caminhos de ressignificação crítica para o ensino de LP, ancorados numa concepção sócio-histórica e ideológica da linguagem.Abstract: The theme of our research is the discourses in and from Brazilian academic articles concerning the Practice of Linguistic/Semiotic Analysis (PAL/S) as a language practice in Portuguese Language (PL) classes. In light of this theme, our main objective is to dialogically analyze the discourses about PAL/S published and cataloged in the CAPES Journal Portal, aiming to understand how these discourses (un)veil the ideological and axiological tensions between tradition and change in the teaching of Portuguese in Basic Education schools. Our theoretical foundation is the Dialogical Studies of Language, particularly the works of Bakhtin and the Circle, articulated with contemporary research in Dialogical Discourse Analysis (DDA) in Brazil, situating the study within the field of Applied Linguistics. Using a bibliometric approach, we selected 130 articles published between 1998 and 2023. Data analysis is carried out in two complementary stages: first, we conducted a Bibliometric Analysis that enabled us to map the scientific production on the topic, identifying patterns of geographical, institutional, and temporal distribution; second, we performed a dialogical discourse analysis, treating the articles as concrete utterances and seeking to understand their ideological and axiological projections. The results reveal a plurality of discourses surrounding PAL/S, exposing tensions between conceptions still tied to normative teaching and others grounded in enunciative-discursive principles. Although official documents such as the PCNs (1998) and the BNCC (2018) emphasize the centrality of text and language use in social contexts, some of the analyzed articles reproduce conceptions based on the technical application of linguistic theories, overlooking the dialogical and ideological dimensions of language. Based on our analysis, we argue that academic discourses on PAL/S are not neutral; rather, they reflect ideological axiological tensions between the traditional and the new/change, influencing both teacher education and pedagogical practices. These discourses constitute a heterodiscourse, woven from multiple voices that clash and intersect, reflecting ongoing epistemological, political, and pedagogical disputes in PL teaching in Brazil. We argue that understanding PAL/S as a language practice requires recognizing its ideological, interactional, and responsive nature, linked to the social uses of language and the constitution of subjects in relation to others. This research contributes by highlighting the need for a critical appropriation of PAL/S, grounded in the dialogical foundations of language, and by pointing to the urgency of rethinking the initial and continuing education of PL teachers from this perspective. We reaffirm the relevance of DDA as a theoretical-methodological approach that enables the listening of ideologies and value judgments in academic discourses, acknowledging the ethical and responsive position of the researcher in the production of knowledge. Thus, our thesis not only maps the state of the art of PAL/S but also proposes critical re signification paths for PL teaching, anchored in a socio-historical and ideological conception of language.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269432
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PLLG1031-T.pdf 241bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar