O que é ser professor(a)?: contribuições acerca do trabalho e da formação docente na sociedade capitalista

DSpace Repository

A- A A+

O que é ser professor(a)?: contribuições acerca do trabalho e da formação docente na sociedade capitalista

Show full item record

Title: O que é ser professor(a)?: contribuições acerca do trabalho e da formação docente na sociedade capitalista
Author: Garcia, Daniela Cristina da Silva
Abstract: Esta tese, escrita a partir dos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético, busca reconhecer os conceitos dessa perspectiva ? especialmente de trabalho, divisão social do trabalho e lutas de classes ? na consolidação da profissão de professor e no seu reconhecimento enquanto classe trabalhadora e, assim, cotejar essa concepção com o que é hegemônico no pensamento acerca da formação docente. Para isso, o estudo tematiza a formação de professores e seus desdobramentos a partir da seguinte questão de pesquisa: Considerando a forma que caracteriza hegemonicamente a formação de professores na atualidade, como posicionar o papel do professor na sociedade capitalista a partir da divisão social do trabalho? Para alcançar o objetivo intentado, foram analisados tanto referenciais teóricos que alicerçam produções acadêmicas que discutem a formação docente quanto as diretrizes legais que se instituem nos cursos de licenciatura e esses foram debatidos a partir do reconhecimento de suas bases, a saber: a agenda pós-moderna e seu alinhamento com o neoliberalismo e, por consequência, com a manutenção do modo de produção capitalista. Os resultados da pesquisa, como uma hipótese inicial já previa, sugerem que existem mecanismos nacionais e internacionais que condicionam os trabalhadores da educação a atuarem sob as premissas do capital e, por vezes, atuarem como seus disseminadores.Abstract: This thesis, framed within the theoretical assumptions of historical-dialectical materialism, seeks to recognize the concepts of this perspective - especially those of labor, the social division of labor, and class struggle - in the consolidation of the teaching profession and its recognition as a working class, thus comparing this conception with what is hegemonic in thinking about teacher education. To achieve this, the study focuses on teacher education and its implications through the following research question: Considering the way hegemonic teacher education is characterized today, how can we position the role of the teacher in capitalist society based on the social division of labor? To reach the intended objective, both theoretical frameworks supporting academic productions discussing teacher education and the legal guidelines established in teacher education programs were analyzed and debated, recognizing their foundations, namely: the postmodern agenda and its alignment with neoliberalism, and consequently, with the maintenance of the capitalist mode of production. The research results, as an initial hypothesis predicted, suggest that there are national and international mechanisms conditioning education workers to operate under the premises of capital and sometimes act as its disseminators.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263337
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0984-T.pdf 41.18Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar