As sobras discursivas da dissertação no vestibular

DSpace Repository

A- A A+

As sobras discursivas da dissertação no vestibular

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Braga, Sandro
dc.contributor.author Carneiro, Elisama Garcia
dc.date.accessioned 2024-09-25T23:25:37Z
dc.date.available 2024-09-25T23:25:37Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 387844
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259987
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract O presente trabalho propõe uma análise discursiva das provas de redação do vestibular UFSC/IFSC-2023. Isso porque pela primeira vez na história das provas de redação do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a tradicional proposta de dissertação não apareceu. Tendo isso em vista, nossa questão de pesquisa leva-nos a querer compreender: como e por que um número expressivo de candidatos(as), no âmbito das condições de produção de vestibular, produz um texto indicando um gênero específico, contudo o desenvolve alicerçado com caraterísticas da dissertação? Diante dessa questão, apresentamos um panorama histórico das provas desde 1978, momento em que marca a inclusão obrigatória de prova ou questão de redação em língua portuguesa no vestibular, a partir do Decreto nº 79.298 de 24 de fevereiro de 1977 (Brasil, 1977). À luz da teoria da Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux, faremos uma análise das provas de redação de 1978 a 2023. Observando, especificamente, o comando no que tange ao modo de produção da redação no âmbito de uma temática, uma vez que essa relação é responsável por estabelecer regularidades e mudanças no processo histórico de produção de redação no vestibular da UFSC. A coleta para o corpus da pesquisa foi realizada mediante acesso aos arquivos da Comissão Permanente do Vestibular - COPERVE/UFSC. O critério definido previamente para o recorte foi as provas do vestibular UFSC/IFSC-2023 que obtiveram nota mínima (0,5) no critério de correção ?A? - Adequação à proposta no âmbito do gênero e do tema. Condicionado à autorização para estudos e preservação sigilosa dos candidatos, foram disponibilizados três arquivos, um de cada exemplar: carta, manifesto e crônica. A análise do corpus nos aponta que, apesar da não solicitação da dissertação como gênero na proposta, ainda assim aparecem sobras discursivas na produção textual de alguns candidatos. Essas sobras mesclam-se com os gêneros que foram solicitados: carta, manifesto e crônica. Embora a solicitação da dissertação no enunciado do comando da prova não tenha configurado como proposta, há uma memória discursiva em funcionamento. Isso nos mostra que durante todo o trajeto histórico em que a UFSC solicitava a dissertação nas propostas, explicitamente ou não, acabou produzindo uma historicidade que por si só produziu efeitos no vestibular UFSC/IFSC-2023.
dc.description.abstract Abstract: This paper proposes a discursive analysis of the UFSC/IFSC-2023 entrance exam essays. This is because, for the first time in the history of the entrance exams for the Federal University of Santa Catarina (UFSC), the traditional dissertation did not appear. With this in mind, our research question leads us to want to understand: how and why do a significant number of candidates, in the context of the entrance exam's production conditions, produce a text indicating a specific genre, yet develop it based on the characteristics of the dissertation? Faced with this question, we present a historical overview of the exams since 1978, when the mandatory inclusion of a test or essay question in Portuguese in the entrance exams was introduced by Decree No. 79.298 of February 24, 1977 (Brazil, 1977). In the light of the theory of Discourse Analysis, founded by Michel Pêcheux, we will analyze the writing tests from 1978 to 2023. Specifically, we will look at the command with regard to the way in which the essay is produced in the context of a theme, since this relationship is responsible for establishing regularities and changes in the historical process of essay production at the UFSC entrance exam. The corpus of the research was collected by accessing the archives of the Permanent Entrance Exam Commission - COPERVE/UFSC. The criterion defined in advance for the research selection was the UFSC/IFSC-2023 vestibular exams that obtained a minimum score (0.5) in the 'A' criterion - Adequacy to the proposal within the genre and theme. Subject to authorization for studies and confidential preservation of candidates, three files were made available, one for each exam type: letter, manifesto, and chronicle. The analysis of the corpus indicates that, despite the absence of a dissertation request as a genre in the proposal, discursive remnants still appear in the textual production of some candidates. These remnants blend with the requested genres: letter, manifesto, and chronicle. Although the request for a dissertation in the command statement of the exam did not materialize as a proposal, there is a functioning discursive memory. This shows us that throughout the historical journey in which UFSC requested the dissertation in the proposals, explicitly or not, it ended up producing a historicity that by itself produced effects on the UFSC/IFSC-2023 entrance exam. en
dc.format.extent 131 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification Universidades e faculdades
dc.subject.classification Redação
dc.subject.classification Análise do discurso
dc.title As sobras discursivas da dissertação no vestibular
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PLLG0975-D.pdf 5.020Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar