A linguística da escuta: política educacional de base dialógica

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A linguística da escuta: política educacional de base dialógica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Severo, Cristine Görski
dc.contributor.author Lacerda, Luís Ricardo Miranda
dc.date.accessioned 2024-07-17T23:24:56Z
dc.date.available 2024-07-17T23:24:56Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 387048
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256359
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract A presente pesquisa insere-se nas atividades do Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Linguística da UFSC; tem como tematização a escuta na educação em linguagem e como delimitação temática a escuta como ato na educação em linguagem. O estudo norteou-se pela seguinte questão- problema: É possível compreender a escuta como ato na Educação Linguística? Em o sendo, como essa compreensão se delineia teórico-metodologicamente e em diálogo com as políticas linguísticas? Considerada essa questão, o objetivo geral, em estreita convergência com ela, é estudar a proposição teórica da escuta concebida como ato na Educação Básica em linguagem. O foco deste estudo, restringe sua ancoragem teórica à concepção de linguagem de Mikhail Bakhtin (1895-1975) e seu Círculo em remissões a autores contemporâneos como Silvio Luiz de Almeida(1976-), Boaventura de Souza Santos (1940-) e Augusto Ponzio (1942). O primeiro capítulo aborda o ato de escuta como ato ético para que a aula de português seja concebida como encontro, discutindo a importância da intersubjetividade em relação à alteridade na formação humana. No final do capítulo, apresentamos introdutoriamente o que chamamos de ?metodologia de base dialógica?. O segundo capítulo inicia com a articulação do conceito de alteridade com o campo da Política Linguística, apresentamos um breve histórico da disciplina chegando a sua fase atual, na qual ela é pensada como Política Educacional. Ao final, discutimos introdutoriamente o mapa conceitual de Bernad Spolsky (2014), tomando as práticas de linguagens como fundamento para a metodologia de base dialógica. Propõe - se, enfim, aproximar interdisciplinarmente os campos da Linguística Aplicada (LA) ao da Política Linguística (PL), resinificando assim, a teoria dialógica do discurso para o trabalho de educação linguística expandida na rede pública de ensino.
dc.description.abstract Abstract: This research is part of the activities of the Research Group on Critical Linguistic Policies and Linguistic Rights, linked to the Postgraduate Program in Linguistics at UFSC; Its theme is listening in language education and its thematic delimitation is listening as an act in language education. The study was guided by the following problem question: Is it possible to understand listening as an act in Linguistic Education? Therefore, how is this understanding outlined theoretically-methodologically and in dialogue with language policies? Considering this issue, the general objective, in close convergence with it, is to study the theoretical proposition of listening conceived as an act in Basic Education in language. The focus of this study restricts its theoretical anchoring to the language conception of Mikhail Bakhtin (1895-1975) and his Circle in references to contemporary authors such as Silvio Luiz de Almeida(1976-), Boaventura de Souza Santos (1940-) and Augusto Ponzio (1942). The first chapter addresses the act of listening as an ethical act so that the Portuguese class is conceived as an encounter, discussing the importance of intersubjectivity in relation to otherness in human formation. At the end of the chapter, we introductory present what we call ?dialogical-based methodology?. The second chapter begins with the articulation of the concept of alterity with the field of Language Policy, we present a brief history of the discipline reaching its current phase, in which it is thought of as Educational Policy. At the end, we introductoryly discuss Bernad Spolsky's (2014) conceptual map, taking language practices as the foundation for the dialogical-based methodology. Finally, it is proposed to bring together the fields of Applied Linguistics (LA) and Language Policy (PL) in an interdisciplinary manner, thus reinforcing the dialogical theory of discourse for the work of expanded linguistic education in the public education network. en
dc.format.extent 94 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification Política linguística
dc.subject.classification Dialogismo (Análise literária)
dc.title A linguística da escuta: política educacional de base dialógica
dc.type Dissertação (Mestrado)


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