O potencial visual da pessoa surda e a leitura dialogada sinalizada da língua portuguesa como L2: reflexões à luz da neurolinguística discursiva

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O potencial visual da pessoa surda e a leitura dialogada sinalizada da língua portuguesa como L2: reflexões à luz da neurolinguística discursiva

Mostrar registro completo

Título: O potencial visual da pessoa surda e a leitura dialogada sinalizada da língua portuguesa como L2: reflexões à luz da neurolinguística discursiva
Autor: Darde, Aline Olin Goulart
Resumo: A maioria dos estudos sobre os processos cognitivos da leitura da Língua Portuguesa (LP) por pessoas surdas ainda partem de um padrão ouvinte ?adaptado? para surdos. Além disso, destacam os processos cognitivos da leitura, afastados da língua em uso, dando pouca importância para as questões sociais, de ordem discursiva e subjetiva envolvidas nesse processo, as quais, aqui, entendem-se como fundamentais no processo de leitura, tendo em vista que delas advém a organização cognitiva para essa tarefa linguística, em que os processos cognitivos são revelados numa relação de reciprocidade entre o cérebro e o social. Dessa forma, considerando a diferença linguística da pessoa surda, a legitimidade da sua cultura, da sua língua, a língua de sinais ? neste caso, a Libras - e a sua singularidade enquanto sujeito de linguagem que apresenta uma forma potencialmente visual de interagir com o meio social, esta tese tem o objetivo de compreender o potencial visual da pessoa surda sinalizante da Libras no processo enunciativo da leitura da Língua Portuguesa como L2 na Leitura Dialogada Sinalizada (LDS) à luz da Neurolinguística Discursiva (ND). Sendo assim, este trabalho se constitui como uma pesquisa qualitativa, na linha de Cognição e Uso, ancorando-se teórico e metodologicamente a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin, de Vygotsky e de Luria, bem como nos demais autores circunscritos a esse tipo de abordagem a partir dos estudos do Letramento e da ND. Nesse sentido, para a construção dos dados para análise que foi realizada, adotou-se o seguinte delineamento: estudo de caso, realizado a partir de entrevistas caracterizadas como ?Encontro Dialogado? e da ?Leitura Dialogada Sinalizada?, entre sujeito surdo e pesquisadora. Os resultados dessa pesquisa apontam que as pessoas surdas sinalizantes da Libras manifestam o potencial visual no processo enunciativo da leitura da LP como L2 desde o processo de decodificação, de compreensão e de apreciação estética e responsividade. Nesse processo, tanto os aspectos cognitivos, como dialógicos e discursivos se apresentam de forma potencialmente visual na/para a construção de sentido da leitura. Isso quer dizer que o modo potente como a pessoa surda experiencia a visão traz implicações positivas para o modo como ela vivencia a linguagem e se caracteriza como uma ?vantagem? também no/para o processo enunciativo da leitura da LP como L2, uma vez que ela transpõe esse potencial visual desenvolvido por meio das interações e relações dialógicas estabelecidas com/no seu meio social para tal leitura. Dessa forma, neurolinguisticamente falando, o cérebro da pessoa surda se reorganiza para dar conta dessa tarefa linguística demandada pelo meio social, recrutando habilidades linguísticas, cognitivas e discursivas de ordem visual, constituídas nessa relação de reciprocidade entre o cérebro e o meio que compõem o processo enunciativo da leitura da LP como L2, sem a necessidade de parâmetros auditivos. Além disso, a LDS, mais do que um meio para uma finalidade científica constituída aqui nesse estudo, também se constituiu como uma possibilidade para as mediações de leitura da LP como L2 das/com as pessoas surdas em outros espaços sociais, com funções sociais que transcendem a pesquisa, atuando como um elo intercultural, sobretudo, na relação surdo e ouvinte, que proporciona negociação de sentidos de ambas as partes, trocas dialógicas prenhes de empatia, alteridade, afetividade e interesse no outro.Abstract: Most studies on the cognitive processes of reading PL by deaf people still start from an ?adapted? hearing pattern for deaf people. In addition, they highlight only the cognitive processes of reading, away from the language in use, giving little importance to the social, discursive, and subjective issues involved in this process, which, here, are understood as fundamental in the reading process, having considering that the cognitive organization for this linguistic task arises from them, in which the cognitive processes are revealed in a relationship of reciprocity between the brain and the social. Thus, considering the linguistic difference of the deaf person, the legitimacy of their culture, their language, sign language - in this case, Libras - and their uniqueness as a language subject that presents a potentially visual way of interacting with the In the social environment, this thesis aims to understand the visual potential of the deaf person who signs Libras in the enunciative process of reading the Portuguese Language as L2 in Signed Dialogue Reading (LDS) in the light of Discursive Neurolinguistics (ND). Therefore, this work is constituted as qualitative research, in the line of Cognition and Use, theoretically and methodologically anchored from the studies of the Bakhtin Circle, Vygotsky, and Luria, as well as other authors limited to this type of research. an approach based on Literacy and ND studies. In this sense, for the construction of the data for the analysis that was carried out, the following design was adopted: a case study carried out from interviews characterized as \"Dialogued Encounter\" and \"Signalized Dialogued Reading\", between deaf subjects and researchers. The results of this research show that deaf people who sign Libras manifest the visual potential in the enunciative process of reading PL as L2 from the process of decoding, understanding, and aesthetic appreciation and responsiveness. In this process, both cognitive, dialogic, and discursive aspects are presented in a potentially visual way for the construction of meaning in reading. This means that the powerful way in which the deaf person experiences vision has positive implications for the way they experience language and is characterized as an ?advantage? also in/for the enunciative process of reading PL as L2 since it transposes this visual potential developed through interactions and dialogic relationships established with/in their social environment for such reading. In this way, neurolinguistically speaking, the deaf person's brain reorganizes itself to handle this linguistic task demanded by the social environment, recruiting linguistic, cognitive, and discursive skills of a visual nature constituted in this relationship of reciprocity between the brain and the environment that make up the process enunciative of the reading of the LP as L2, without the need for auditory parameters. In addition, the LDS, more than a means for a scientific purpose constituted here in this study, was also constituted as a possibility for the mediations of LP reading as L2 of/with deaf people in other social spaces, with social functions that they transcend research, acting as an intercultural link, especially in the deaf and hearing relationship, which provides negotiation of meanings for both parties, dialogic exchanges pregnant with empathy, alterity, affection, and interest in the other.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255955
Data: 2022


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PLLG0896-T.pdf 4.817Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar