Title: | "Se for pra cair, nós cai pintando vitrine": tensões de poder e resistência entre grafiteiros e pixadores com a polícia militar em Antares |
Author: | Netto, Leticia Blank |
Abstract: |
A presente dissertação de mestrado tem como objetivo compreender, a partir de uma abordagem crítica e interdisciplinar, a percepção de grafiteiros e pixadores sobre os tensionamentos de poder e resistência com a polícia militar nos processos de marginalização e criminalização das intervenções urbanas na cidade de ?Antares?, nome fictício escolhido para não identificar o local da pesquisa de modo a evitar a exposição dos entrevistados. Para tanto, em um primeiro momento foi identificada a representação do graffiti e da pixação para a cultura das cidades; em seguida, foram analisadas as estruturas de poder no âmbito cultural a partir da base teórica de Pierre Bourdieu e Loïc Wacquant; após foi realizado um diálogo entre a criminologia crítica e a criminologia cultural para acolher momentos objetivos e subjetivos de análise da marginalização e a criminalização das intervenções urbanas na periferia do capitalismo, bem como foram compostos estudos empíricos com grafiteiros e pixadores para dimensionar os tensionamentos de poder e de resistência com a polícia militar na cidade de Antares. A fim de possibilitar a compreensão dessas relações, foram realizadas 10 (dez) entrevistas semiestruturadas com interventores urbanos da cidade. O desenho metodológico foi feito com base no método qualitativo de caráter indutivo e com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), pois as categorias de análise partiram dos dados coletados no campo das entrevistas. Os resultados apontam que as percepções dos entrevistados são no sentido de que o órgão incumbido de garantir a segurança, neste caso a polícia militar, é responsável por provocar a violência. Diversos atores de segurança pública estão presentes no controle das intervenções urbanas e o poder público está mais preocupado com a repressão do que com o incentivo da cultura de rua. Por outro lado, as intervenções urbanas atuam como uma forma de ocupação e transgressão no espaço urbano e ressignificam a cidade legislada transformando a rua em exposição de arte. A partir do estudo, constatou-se que antes de repensar o dispositivo que criminaliza as intervenções urbanas, é necessário dar atenção às relações truculentas do Estado com grafiteiros e pixadores na cidade. Abstract : The present master thesis has as objective to comprehend, from a critical and interdisciplinary approach, the perception of graffiti artists and taggers about the tensioning of power and resistance with the military police in the processes of marginalization and criminalization of urban interventions in the city of Antares, a fictitious name chosen not to identify the research site in order to avoid the exposure of the interviewees. For that, in a first moment, the representation of graffiti and of tagging for the culture of the cities was identified; following that, the structures of power in the cultural scope were analyzed from the theoretical basis of Pierre Bourdieu and Loïc Wacquant; then, a dialogue between critical criminology and cultural criminology was held to accommodate objective and subjective moments of analysis of marginalization and the criminalization of urban interventions on the periphery of capitalism, as well as composing empirical studies with graffiti artists and taggers to dimension the tensioning of power and of resistance with the military police in the city of Antares. In order to make it possible to understand these relations, ten (10) semi-structured interviews were conducted with the urban interventionists in the city. The methodological design was created based on the qualitative method of an inductive character and based on the Grounded Theory (GT), since the categories of analysis came from the data collected in the interview field. The results indicate the interviewees perceive that the body responsible for ensuring security, in this case the military police, is responsible for provoking violence. Several actors of public security are present in the control of urban interventions and the public power is more concerned with repression than with the incentive of street culture. On the other hand, urban interventions act as a way of occupying and transgressing in the urban space and resignify the legislated city, transforming the street into an art exhibition. From the study, it was found that before rethinking the device that criminalizes urban interventions, it is necessary to pay attention to the truculent relations between State and graffiti artists and taggers in the city. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249816 |
Date: | 2023 |
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PDPC1670-D.pdf | 2.424Mb |
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