Abstract:
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Partindo de uma perspectiva Pós-estruturalista, valendo-se dos estudos foucaultianos,
este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que problematiza algumas instâncias
sobre o ensino de Matemática, sendo elas: 1) que ele se constitui como uma prática
discursiva no viés de Foucault, logo proveniente de relações de poder-saber; 2) que se
conecta, no sentido enunciativo, à Educação de forma geral; 3) que é tempo de tanto
desconstruir quanto escavar as condições de possibilidade desses saberes, por
intermédio da análise arqueológica de periódicos da primeira metade do século XX, no
Brasil, dentre eles a Revista Brasileira de Estatística (RBE); 5) que lhe cabe operar
analiticamente através de uma metodologia singular, aberta e inventiva, cuja vontade de
saber trata os discursos como verdades postas que devem ser interrogadas. Nosso
caminho se direciona, enfim, para garimpar textos, técnicas e procedimentos na RBE
que pareçam evidenciar determinados discursos no ensino de Estatística, em específico,
e na Educação Matemática, em geral. |