Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?

Mostrar registro completo

Título: Discursos Na Revista Brasileira De Estatística: Estratégias De Governo Na Educação Matemática?
Autor: Bacca, Paula Cristina; Flores, Claudia Regina
Resumo: Partindo de uma perspectiva Pós-estruturalista, valendo-se dos estudos foucaultianos, este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que problematiza algumas instâncias sobre o ensino de Matemática, sendo elas: 1) que ele se constitui como uma prática discursiva no viés de Foucault, logo proveniente de relações de poder-saber; 2) que se conecta, no sentido enunciativo, à Educação de forma geral; 3) que é tempo de tanto desconstruir quanto escavar as condições de possibilidade desses saberes, por intermédio da análise arqueológica de periódicos da primeira metade do século XX, no Brasil, dentre eles a Revista Brasileira de Estatística (RBE); 5) que lhe cabe operar analiticamente através de uma metodologia singular, aberta e inventiva, cuja vontade de saber trata os discursos como verdades postas que devem ser interrogadas. Nosso caminho se direciona, enfim, para garimpar textos, técnicas e procedimentos na RBE que pareçam evidenciar determinados discursos no ensino de Estatística, em específico, e na Educação Matemática, em geral.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244548
Data: 2019


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Discursos Na Re ... Na Educação Matemática.pdf 504.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar