O ensino do eletromagnetismo a partir da discussão do funcionamento e da construção do protótipo de um carro elétrico

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino do eletromagnetismo a partir da discussão do funcionamento e da construção do protótipo de um carro elétrico

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Teixeira, Cristiano da Silva
dc.contributor.author Ribeiro, César Augusto
dc.date.accessioned 2022-10-21T17:01:49Z
dc.date.available 2022-10-21T17:01:49Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 378720
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241020
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2022.
dc.description.abstract Esta dissertação apresenta uma proposta de produto didático, baseada em projetos, em que estudantes de ensino médio, por meio de pesquisa e execução, realizaram a construção de um pequeno protótipo de carro elétrico. Para essa proposta, as atividades são desenvolvidas em uma sequência em que os estudantes primeiro pesquisam separadamente os vários aspectos do funcionamento de um carro elétrico e, depois, reproduzem experimentos eletromagnéticos, que contribuem para a compreensão dos vários fenômenos elétricos e magnéticos que fazem parte da estrutura de funcionamento desses carros. Ao final, com base nas pesquisas e na reprodução dos experimentos, os estudantes constroem o seu pequeno protótipo de carro elétrico. O projeto foi aplicado em uma turma de terceiro ano de ensino médio e a avaliação foi realizada de acordo com dois eixos: o primeiro relacionado a questões atitudinais e o segundo relacionado com as pesquisas e os relatórios apresentados no decorrer do projeto. Durante a realização do projeto foi possível perceber o empenho da maioria dos alunos para desenvolverem a atividade, bem como sua participação ativa na construção dos pequenos protótipos de carro elétrico apresentados ao final.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation presents a proposal for a didactic product, based on projects, in which high school students, through research, design and execution, executed the construction of an electric car prototype. To this purpose, the activities are developed in such a sequence that students research separately the various aspects of the functioning of the electric car and reproduce electromagnetic experiments, which contribute to the understanding of the various magnetic and eletric phenomena that are part of the structure of the electric car's operation. At the end, based on the research and the experiments made by the students, they build their own prototype of an electric car. The project was developed in a third-year high school class, the assessment was carried out based on the analysis of the reports presented through the project development. During the project, it was possible to notice the commitment of most students to develop the activity, as well as their active participation in the construction of the electric car prototypes presented at the end. en
dc.format.extent 184 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Física
dc.subject.classification Eletromagnetismo
dc.subject.classification Veículos elétricos
dc.title O ensino do eletromagnetismo a partir da discussão do funcionamento e da construção do protótipo de um carro elétrico
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PPEF-B0016-D.pdf 4.745Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar