PUBLICIDADE ESPORTIVA E A COPA DO MUNDO DA FIFA/2014: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DA CERVEJA BRAHMA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

PUBLICIDADE ESPORTIVA E A COPA DO MUNDO DA FIFA/2014: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DA CERVEJA BRAHMA

Mostrar registro completo

Título: PUBLICIDADE ESPORTIVA E A COPA DO MUNDO DA FIFA/2014: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DA CERVEJA BRAHMA
Autor: Menezes, Eduardo Carvalho Gomes de; Mezzaroba, Cristiano
Resumo: Este estudo buscou analisar o discurso publicitário acerca da relação entre a Copa do Mundo de 2014 e a identidade nacional, a partir de três propagandas da Cerveja Brahma, veiculadas pela Rede Globo no ano de 2012, trazendo discussões a respeito das relações entre a mídia, a publicidade e o esporte. Na presente pesquisa, apresentamos a maneira como a cerveja Brahma construiu o seu discurso sobre a Copa do Mundo da FIFA/2014, que ocorrerá em solo brasileiro. Com base na obra de Vanoye e Goliot-Lété (1994), mostramos como o discurso publicitário vai ao encontro do pensamento da população, descrevendo e analisando as estratégias publicitárias presentes nas referidas propagandas. Concluímos com esse estudo que a publicidade utiliza diversos mecanismos simbólicos com o intuito de associar o produto veiculado ao contexto, atendendo supostamente às necessidades da população, com discursos nos quais a intenção implícita é a de conformar determinados sujeitos, nesse caso, o povo brasileiro.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236035
Data: 2014


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
2014-art-periodicos-21.pdf 665.8Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar