PUBLICIDADE ESPORTIVA E A COPA DO MUNDO DA FIFA/2014: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DA CERVEJA BRAHMA

DSpace Repository

A- A A+

PUBLICIDADE ESPORTIVA E A COPA DO MUNDO DA FIFA/2014: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DA CERVEJA BRAHMA

Show full item record

Title: PUBLICIDADE ESPORTIVA E A COPA DO MUNDO DA FIFA/2014: UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DA CERVEJA BRAHMA
Author: Menezes, Eduardo Carvalho Gomes de; Mezzaroba, Cristiano
Abstract: Este estudo buscou analisar o discurso publicitário acerca da relação entre a Copa do Mundo de 2014 e a identidade nacional, a partir de três propagandas da Cerveja Brahma, veiculadas pela Rede Globo no ano de 2012, trazendo discussões a respeito das relações entre a mídia, a publicidade e o esporte. Na presente pesquisa, apresentamos a maneira como a cerveja Brahma construiu o seu discurso sobre a Copa do Mundo da FIFA/2014, que ocorrerá em solo brasileiro. Com base na obra de Vanoye e Goliot-Lété (1994), mostramos como o discurso publicitário vai ao encontro do pensamento da população, descrevendo e analisando as estratégias publicitárias presentes nas referidas propagandas. Concluímos com esse estudo que a publicidade utiliza diversos mecanismos simbólicos com o intuito de associar o produto veiculado ao contexto, atendendo supostamente às necessidades da população, com discursos nos quais a intenção implícita é a de conformar determinados sujeitos, nesse caso, o povo brasileiro.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236035
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
2014-art-periodicos-21.pdf 665.8Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar