Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da matemática para alunos surdos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da matemática para alunos surdos

Mostrar registro completo

Título: Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da matemática para alunos surdos
Autor: VASCONCELOS, Ivete Loula
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias metodológicas utilizadas no ensino da matemática para alunos surdos na educação básica, na cidade de Irecê/BA, no ano 2019, através do estudo de três dimensões: estratégias de ensino para motivação na disciplina matemática, desenvolvimento de conteúdos matemáticos e estratégias de avaliação da aprendizagem do aluno surdo. Na tentativa de proceder para que os estudantes surdos se envolvessem de maneira efetiva nas atividades acadêmicas em sala de aula regular. Participaram deste estudo nove professores de matemática e cinco coordenadores pedagógicos que atuaram com alunos surdos, no referido município em 2019. Em se tratando do enquadramento metodológico, esta pesquisa é de cunho quantitativo, de base descritiva e se debruça sobre a investigação da prática pedagógica. Para isso, se lançou mão dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário tricotômico fechado e ficha de observação de aulas. Os resultados deste estudo indicam que no contexto pesquisado, naquele momento, o ensino da matemática para alunos surdos, tinha muito a evoluir, tendo em vista que não dispunham de acesso aos conteúdos matemáticos conectados ao uso da Libras, o que representaria a garantia do direto do aluno surdo de ter acesso ao ensino de qualidade e de ser avaliado na sua primeira língua. A pesquisa mostrou também que as tecnologias digitais foram pouco utilizadas nas aulas com os alunos surdos; o que seria uma boa estratégia, já que as tecnologias digitais contribuem para uma melhor visualização e entendimento dos conteúdos. Questões que deixaram evidente a dificuldade do discente surdo ter acesso ao conteúdo matemático. E deixou explicito que falta muito para que ocorra, de fato, uma educação matemática verdadeiramente inclusiva para os alunos surdos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232425
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
VASCONCELOS Ive ... 021 (Dissertação) UTIC.pdf 2.261Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar