Uma história da geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma história da geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Meneses, Ricardo Soares de
dc.date.accessioned 2021-09-18T02:32:04Z
dc.date.available 2021-09-18T02:32:04Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation MENESES, Ricardo Soares de. Uma história da geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino. 172 fl. 2007. Dissertação em Educação Matemática. PUC-SP, 2007. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227950
dc.description Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa realiza um estudo histórico sobre o ensino de geometria no Brasil. Considerando como fontes para o trabalho prioritariamente livros didáticos, a investigação ampara-se nas reflexões advindas da história cultural, em específico, das histórias das disciplinas escolares. O trabalho lança mão de autores como André Chervel, Roger Chartier e Circe Bittencourt. Como teria sido o trajeto do ensino de geometria, visto nos livros didáticos, desde que ela passou a compor um saber importante para o ensino secundário? Os resultados da pesquisa apontam para duas etapas fundamentais desse ensino: O primeiro refere-se ao período em que a Geometria se torna no ensino secundário brasileiro uma disciplina escolar autônoma devido à exigência desse conteúdo para ingresso nos cursos superiores e o segundo momento refere-se ao período em que a Geometria passa a ser conteúdo de uma disciplina escolar denominada Matemática que se constitui a partir da implementação da Reforma Francisco Campos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Disciplina Escolar pt_BR
dc.subject Reforma Francisco Campos pt_BR
dc.subject Livros Didáticos pt_BR
dc.title Uma história da geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Dissertação Ricardo.pdf 6.477Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação Ricardo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar