Title:
|
Uma história da geometria escolar no Brasil: de disciplina a conteúdo de ensino |
Author:
|
Meneses, Ricardo Soares de
|
Abstract:
|
Esta pesquisa realiza um estudo histórico sobre o ensino de geometria no Brasil.
Considerando como fontes para o trabalho prioritariamente livros didáticos, a
investigação ampara-se nas reflexões advindas da história cultural, em específico,
das histórias das disciplinas escolares. O trabalho lança mão de autores como André
Chervel, Roger Chartier e Circe Bittencourt. Como teria sido o trajeto do ensino de
geometria, visto nos livros didáticos, desde que ela passou a compor um saber
importante para o ensino secundário? Os resultados da pesquisa apontam para duas
etapas fundamentais desse ensino: O primeiro refere-se ao período em que a
Geometria se torna no ensino secundário brasileiro uma disciplina escolar autônoma
devido à exigência desse conteúdo para ingresso nos cursos superiores e o segundo
momento refere-se ao período em que a Geometria passa a ser conteúdo de uma
disciplina escolar denominada Matemática que se constitui a partir da
implementação da Reforma Francisco Campos. |
Description:
|
Dissertação apresentada à Banca Examinadora da
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como
exigência parcial para obtenção do título de MESTRE
EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, sob a orientação do
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227950
|
Date:
|
2007 |