Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Ribeiro, Denise Franco Capello
dc.date.accessioned 2021-09-18T02:23:34Z
dc.date.available 2021-09-18T02:23:34Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation RIBEIRO, Denise Franco Capello. Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática. 2006. 254f. Mestrado em Educação Matemática. PUC-SP, 2006 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227948
dc.description Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo contribuir com as investigações sobre a história da educação matemática no Brasil, especialmente no período compreendido entre as décadas de 1930 a 1940. O trabalho tem por objeto o estudo das transformações ocorridas na organização dos ensinos de Matemática dos Cursos Complementares, instituídos na Reforma Francisco Campos; aos Cursos Clássico e Científico, criados na Reforma Gustavo Capanema, visando ao processo de disciplinarização da Matemática para esse nível escolar. Baseado nos ensinamentos teóricos de André Chervel, Alain Choppin e Roger Chartier, o trabalho busca responder à questão: Que transformações ocorreram na organização dos ensinos de Matemática, da Reforma Francisco Campos para a Capanema? Para responder a esta questão, utilizamos como principais fontes de pesquisa a legislação das respectivas reformas educacionais e livros didáticos de Matemática editados para o período estudado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Curso Complementar pt_BR
dc.subject Curso Clássico pt_BR
dc.subject Curso Científico pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Reforma Francisco Campos pt_BR
dc.subject Reforma Gustavo Capanema pt_BR
dc.subject livros didáticos pt_BR
dc.title Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Dissertação Denise.pdf 47.74Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação Denise

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar