Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática

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Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática

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Título: Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática
Autor: Ribeiro, Denise Franco Capello
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo contribuir com as investigações sobre a história da educação matemática no Brasil, especialmente no período compreendido entre as décadas de 1930 a 1940. O trabalho tem por objeto o estudo das transformações ocorridas na organização dos ensinos de Matemática dos Cursos Complementares, instituídos na Reforma Francisco Campos; aos Cursos Clássico e Científico, criados na Reforma Gustavo Capanema, visando ao processo de disciplinarização da Matemática para esse nível escolar. Baseado nos ensinamentos teóricos de André Chervel, Alain Choppin e Roger Chartier, o trabalho busca responder à questão: Que transformações ocorreram na organização dos ensinos de Matemática, da Reforma Francisco Campos para a Capanema? Para responder a esta questão, utilizamos como principais fontes de pesquisa a legislação das respectivas reformas educacionais e livros didáticos de Matemática editados para o período estudado.
Descrição: Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de MESTRE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, sob a orientação do Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227948
Data: 2006


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