Title: | Uma análise dialógica do discurso de gramáticas pedagógicas brasileiras no período sócio-histórico de 1900 a 1960 |
Author: | Correa, Hydelvidia Cavalcante de Oliveira |
Abstract: |
Contextualizada no campo da Linguística Aplicada, esta tese de doutorado resulta de uma pesquisa que procurou corporificar a história e seus constituintes e constituídos, trazendo explicitações responsivas em relação à linguagem e ao ensino de língua portuguesa. Consolidou-se como uma pesquisa de cunho qualitativo- interpretativista, com o objetivo de analisar, dialogicamente, as concepções de linguagem, língua e gramática com que alguns gramáticos caracterizaram o ensino de língua portuguesa no Brasil, no recorte sócio-histórico de 1900 a 1960. Para direcionar o excedente de visão em que nos colocamos, seguimos o quadro teórico dos fundamentos de Bakhtin, em especial os estudos relacionados à natureza dialógica da linguagem, à noção de língua, discurso, ato responsável, interação, exotopia, dentre outros. A análise foi realizada considerando os dados identificados e apreendidos nos discursos trazidos por cinco gramáticos em décadas diferenciadas: Eduardo Carlos Pereira (1900-1930), Mário Pereira Souza Lima (1930), Napoleão Mendes de Almeida (1940-1950). Carlos Henrique Souza Lima (1950-1960) e Gladstone Chaves de Melo (1960-1970). O pesquisador e os autores dos textos pesquisados se tornaram os sujeitos desta pesquisa, respaldando, dessa forma, que os enunciados referentes ao posicionamento do discurso dos gramáticos constituíram o ponto de partida deste trabalho de tese. Para identificar e apreender os dados da análise, além das concepções linguísticas, gramaticais e ideológicas, as categorias ou parâmetros estabelecidos nos permitiram uma visão do processo de autoria desses gramáticos, como: o porquê da nominação das gramáticas, para quem os autores dirigiam suas produções gramaticais, que objetivos predominavam e com que princípios educacionais orientavam o ensino de língua portuguesa. Como atos responsivos a essas concepções, a fim de efetivar a análise dialógica, registramos os diferentes posicionamentos em relação a esse recorte de tempo dos anos de 1900 a 1960. Constatamos haver um predomínio da concepção de linguagem e de língua como expressão do pensamento, o que se identifica com a orientação do pensamento filosófico-linguístico subjetivismo idealista. Identificamos também a relevância da concepção de língua como um sistema de formas normativas, imanentes, homogêneas e prontas, a serviço da linguagem como expressão do pensamento, procurando preservar a única norma linguística aceita, a norma considerada de prestígio. Nesta concepção, importa muito mais o sistema linguístico com suas formas fonéticas, morfológicas, sintáticas e lexicais, equivalendo, assim, a outro pensamento filosófico-linguístico, conhecido como objetivismo abstrato. Quanto à concepção de gramática e seu ensino, identificamos dois objetivos: além de ensinar as regras do bem falar e escrever, apresentando as conceituações e as classificações necessárias, foi evidenciado o propósito de referendar os ideais republicanos voltados para o sentimento de nacionalismo, patriotismo e o ideal de educação. Assim sendo, as concepções gramaticais e ideológicas dos gramáticos correspondiam às políticas linguísticas dominantes no recorte sócio-histórico e político-educacional. O ensino de gramática, de natureza conceitual, de caráter normativo e classificatório, continuou predominando, porque os fundamentos trazidos pela ciência Linguística, nesse recorte temporal, em termos da concepção de língua, eram os mesmos consagrados pelos gramáticos: a língua como um sistema abstrato, imanente, homogêneo e inalterável, já constituído e pronto para a exteriorização do pensamento. </br> Abstracti: Contextualized in the field of Applied Linguistics, this doctoral thesis results from a research which tries to embody the history and its constituents and constitutes, bringing in responsive explanations in relation to the language and to the portuguese language teaching. It was consolidated as a qualitative-interpretativist research with the objective of analysing dialogically the conceptions of language, language teaching and grammar with which some grammarians characterize the Portuguese language teaching in Brazil, in a social-historic cutting from 1900 to 1960. To address the exceeding vison in which we have set up ourselves, we have followed Bakhtin ´s theoretical foundations, in special his studies related to the dialogical nature of language, to the notion of language, discourse, responsive act, interaction, and exotopy, among others. The analysis was done considering the data identified and apprehended on the discourses brought out by five grammarians in different decades: Eduardo Carlos Pereira (1900-1930), Mário Pereira de Souza Lima (1930), Napoleão Mendes de Almeida (1940-1950), Carlos Henrique Souza Lima (1950- 1960) and Gladstone Chaves de Melo (1960-1970). The researcher and the researched text authors have become the subjects of this research, thus guaranteeing that the utterances regarding to the grammarians ´ discourse constituted the starting point of this thesis work. For identifying and apprehending the analysis data, besides linguistic, grammatical and ideological conceptions, the categories or parameters established have allowed us a vision on these grammarians authoral process, such as: the reasoning on the grammars ´ nomination, to whom the authors addressed their grammatical productions, which objectives predominate, and on which educational principles they guided their Portuguese language teaching. As responsive acts to these conceptions, in order to make a dialogical analysis, we register the different positioning in relation to this time cutting from 1900 to 1960. We have noticed a predominant conception of language and of language itself as thought expression that is identified as a guidance of philosophical-linguistic thought idealist subjetivism. It was also identified a relevance on the conception of language as a normative form system, immanent, homogeneous and ready, at language service as thought expression, trying to preserve the only accepted linguistic norm, the one considered as of prestigious. On this conception, it is much more important the linguistic system with its phonetic, morphological, syntactic and lexical forms, thus equivalent to other philosophical-linguistic thought, known as abstract objetivism. In relation to the conception of grammar and its teaching, we identified two objectives: besides teaching the rules of good speaking and writing, presenting the necessary conceptuations and classifications, it was evidenced the purpose of authenticating the republican ideals viewing feelings of nationalism, patriotism and education ideal. Thus, the grammarians ´ gramatical and ideological conceptions corresponded to dominant linguistic polices in the social-historic and educational-politic cutting. The grammar teaching, of conceptual nature, with classificatory and normative character, continued predominating, because the fundations brought by the Linguistic Science, at this time cutting, in terms of language conception, were the same consecrated by grammarians: language as abstract, immanent, homogeneous and unchangeable system, already constituted and ready for thought exteriorization. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215318 |
Date: | 2019 |
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PLLG0786-T.pdf | 2.507Mb |
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