dc.contributor.author |
Salvador, Marcelo Ferreira Martins |
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dc.date.accessioned |
2020-10-05T20:21:50Z |
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dc.date.available |
2020-10-05T20:21:50Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
SALVADOR, Marcelo Ferreira Martins. O Ensino de aritmética na Escola normal da cidade do Rio de Janeiro: 1889-1932. 2017. 159 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Programa de Pós-graduação, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213282 |
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dc.description |
Salvador, Marcelo Ferreira Martins.
O Ensino de aritmética na Escola Normal da
cidade do rio de janeiro: 1889-1932/Marcelo Ferreira
Martins Salvador. São Paulo: [s.n]. 2017.
159 f. II.; 30 cm.
Tese (Doutorado em Educação Matemática) –
Programa de Pós-graduação. Universidade
Anhanguera de São Paulo – UNIAN, 2017.
Orientador: Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo.
1. Aritmética 2. Escola Normal 3. Rio de Janeiro 4.
História da Educação Matemática. I. Pietropaolo, Ruy
César. II. Universidade Anhanguera de São Paulo. III.
Título. |
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dc.description.abstract |
A presente tese está pautada em base teórico-metodológica da História
Cultural, particularmente nos estudos de Chervel, Choppin e Valente, e
tem como objetivo analisar como se constituiu a aritmética para ensinar
aos professores primários da Escola Normal da cidade do Rio de Janeiro,
após a Proclamação da República, no período compreendido entre 1889
a 1932. O recorte temporal eleito corresponde ao momento compreendido
entre o ano da Proclamação da República e 1932, com a criação do
Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Considera-se
relevante estudar possíveis transformações que ocorreram no ensino de
aritmética nesta instituição no referido período, no que tange ao
encaminhamento didático-metodológico de seus conteúdos, posto que a
Escola Normal do Distrito Federal era local de pesquisa e referência de
ensino para os demais estados da nação. Esta pesquisa faz uso de uma
variedade de documentos, tais como: legislações, programas de ensino,
livros didáticos, jornais, revistas e arquivos, a maioria deles pertencentes
ao Centro de Memória da Educação Brasileira, sediado no Instituto
Superior de Educação do Rio de Janeiro. |
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dc.language.iso |
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dc.subject |
Aritmética |
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dc.subject |
Escola Normal |
pt_BR |
dc.subject |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Matemática |
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dc.title |
O Ensino de aritmética na Escola Normal da cidade do Rio de Janeiro: 1889-1932 |
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dc.type |
Thesis |
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