Abstract:
|
A presente tese está pautada em base teórico-metodológica da História
Cultural, particularmente nos estudos de Chervel, Choppin e Valente, e
tem como objetivo analisar como se constituiu a aritmética para ensinar
aos professores primários da Escola Normal da cidade do Rio de Janeiro,
após a Proclamação da República, no período compreendido entre 1889
a 1932. O recorte temporal eleito corresponde ao momento compreendido
entre o ano da Proclamação da República e 1932, com a criação do
Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Considera-se
relevante estudar possíveis transformações que ocorreram no ensino de
aritmética nesta instituição no referido período, no que tange ao
encaminhamento didático-metodológico de seus conteúdos, posto que a
Escola Normal do Distrito Federal era local de pesquisa e referência de
ensino para os demais estados da nação. Esta pesquisa faz uso de uma
variedade de documentos, tais como: legislações, programas de ensino,
livros didáticos, jornais, revistas e arquivos, a maioria deles pertencentes
ao Centro de Memória da Educação Brasileira, sediado no Instituto
Superior de Educação do Rio de Janeiro. |