O Ensino de aritmética na Escola Normal da cidade do Rio de Janeiro: 1889-1932
Mostrar registro completo
Título:
|
O Ensino de aritmética na Escola Normal da cidade do Rio de Janeiro: 1889-1932 |
Autor:
|
Salvador, Marcelo Ferreira Martins
|
Resumo:
|
A presente tese está pautada em base teórico-metodológica da História
Cultural, particularmente nos estudos de Chervel, Choppin e Valente, e
tem como objetivo analisar como se constituiu a aritmética para ensinar
aos professores primários da Escola Normal da cidade do Rio de Janeiro,
após a Proclamação da República, no período compreendido entre 1889
a 1932. O recorte temporal eleito corresponde ao momento compreendido
entre o ano da Proclamação da República e 1932, com a criação do
Instituto de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Considera-se
relevante estudar possíveis transformações que ocorreram no ensino de
aritmética nesta instituição no referido período, no que tange ao
encaminhamento didático-metodológico de seus conteúdos, posto que a
Escola Normal do Distrito Federal era local de pesquisa e referência de
ensino para os demais estados da nação. Esta pesquisa faz uso de uma
variedade de documentos, tais como: legislações, programas de ensino,
livros didáticos, jornais, revistas e arquivos, a maioria deles pertencentes
ao Centro de Memória da Educação Brasileira, sediado no Instituto
Superior de Educação do Rio de Janeiro. |
Descrição:
|
Salvador, Marcelo Ferreira Martins.
O Ensino de aritmética na Escola Normal da
cidade do rio de janeiro: 1889-1932/Marcelo Ferreira
Martins Salvador. São Paulo: [s.n]. 2017.
159 f. II.; 30 cm.
Tese (Doutorado em Educação Matemática) –
Programa de Pós-graduação. Universidade
Anhanguera de São Paulo – UNIAN, 2017.
Orientador: Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo.
1. Aritmética 2. Escola Normal 3. Rio de Janeiro 4.
História da Educação Matemática. I. Pietropaolo, Ruy
César. II. Universidade Anhanguera de São Paulo. III.
Título. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213282
|
Data:
|
2017 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo