Contribuições do uso do ambiente CABRI-GEOMETRE para a formação inicial e contínua de professores de Matemática.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Contribuições do uso do ambiente CABRI-GEOMETRE para a formação inicial e contínua de professores de Matemática.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Masetto, Marcos Tarciso
dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.date.accessioned 2020-09-23T20:19:06Z
dc.date.available 2020-09-23T20:19:06Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation SILVA, Maria Célia Leme da. Contribuições do uso do ambiente CABRI-GEOMETRE para a formação inicial e contínua de professores de Matemática. 220f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212967
dc.description LEME DA SILVA, Maria Célia. Contribuições do uso do ambiente CABRI-GEOMETRE para a formação inicial e contínua de professores de Matemática /Maria Célia Leme da Silva. São Paulo, 2002. 220 p. Tese de Doutorado em Educação (Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. Orientador: Marcos Tarciso Masetto. O arquivo original se encontra na Biblioteca da PUC/SP, campus Monte Alegre. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa investigou de que forma o uso do ambiente informático CABRI- GEOMETRE II num projeto de ensino de Geometria pode contribuir para a formação de professores de Matemática em exercício e na formação inicial. Buscamos identificar quais transformações são proporcionadas no trabalho pedagógico com a presença do software CABRI-GEOMETRE nas duas formações. Desta forma, ela se insere nas linhas de pesquisa formação de educadores e novas tecnologias em educação. Desenvolvemos dois projetos, um destinado a professores em formação contínua e outro destinado à formação inicial. Em ambos, o trabalho foi realizado em parceria pela pesquisadora com os participantes de cada grupo. Elaboramos, em cada projeto, uma seqüência de ensino sobre um tema de Geometria, utilizando o software CABRI-GEOMETRE, que foi aplicada aos alunos, observada e analisada por todo o grupo. Os resultados confirmaram a necessidade e importância de formações desenvolvidas de maneira coletiva, envolvendo professores e pesquisadores, que trazem diferentes conhecimentos teóricos e práticos para o debate a ser realizado numa perspectiva crítico-reflexiva. Quanto ao uso do ambiente CABRI-GEOMETRE, suas características específicas foram fundamentais para a ampliação de conceitos geométricos e de possibilidades de propostas metodológicas a serem desenvolvidas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Contribuições do uso do ambiente CABRI-GEOMETRE para a formação inicial e contínua de professores de Matemática. pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Tese_Celia_Leme.pdf 991.2Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar