Title:
|
Contribuições do uso do ambiente CABRI-GEOMETRE para a formação inicial e contínua de professores de Matemática. |
Author:
|
Leme da Silva, Maria Célia
|
Abstract:
|
A pesquisa investigou de que forma o uso do ambiente informático CABRI-
GEOMETRE II num projeto de ensino de Geometria pode contribuir para a
formação de professores de Matemática em exercício e na formação inicial.
Buscamos identificar quais transformações são proporcionadas no trabalho
pedagógico com a presença do software CABRI-GEOMETRE nas duas
formações. Desta forma, ela se insere nas linhas de pesquisa formação de
educadores e novas tecnologias em educação.
Desenvolvemos dois projetos, um destinado a professores em formação
contínua e outro destinado à formação inicial. Em ambos, o trabalho foi
realizado em parceria pela pesquisadora com os participantes de cada grupo.
Elaboramos, em cada projeto, uma seqüência de ensino sobre um tema de
Geometria, utilizando o software CABRI-GEOMETRE, que foi aplicada aos
alunos, observada e analisada por todo o grupo.
Os resultados confirmaram a necessidade e importância de formações
desenvolvidas de maneira coletiva, envolvendo professores e pesquisadores,
que trazem diferentes conhecimentos teóricos e práticos para o debate a ser
realizado numa perspectiva crítico-reflexiva. Quanto ao uso do ambiente
CABRI-GEOMETRE, suas características específicas foram fundamentais para
a ampliação de conceitos geométricos e de possibilidades de propostas
metodológicas a serem desenvolvidas. |
Description:
|
LEME DA SILVA, Maria Célia. Contribuições do uso do ambiente CABRI-GEOMETRE para a formação inicial e contínua de professores de Matemática /Maria Célia Leme da Silva. São Paulo, 2002. 220 p. Tese de Doutorado em Educação (Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. Orientador: Marcos Tarciso Masetto. O arquivo original se encontra na Biblioteca da PUC/SP, campus Monte Alegre. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212967
|
Date:
|
2002 |