Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)

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Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)

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Título: Da formação polivalente ao movimento da Educação Matemática: uma trajetória histórica da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná (1988-2012)
Autor: Albuquerque, Marlos Gomes de
Resumo: O objetivo desta tese foi fazer um estudo histórico investigativo na Universidade Federal de Rondônia, sobre a trajetória do antigo curso de Licenciatura Curta em Ciências com Habilitação em Matemática, perpassando por sua criação, processo de consolidação até o atual curso de Licenciatura em Matemática no Campus de Ji-Paraná, identificando as permanências e rupturas que se converteram em pontos de inflexão durante a trajetória do curso. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva que valoriza a articulação entre a história local e a global por meio de uma leitura de como o movimento da Educação Matemática, estava acontecendo no curso, à medida que foram implantadas novas reformulações curriculares no projeto pedagógico dessa licenciatura. Ancorado metodologicamente na História da Educação Matemática, buscamos vestígios para construção das fontes históricas de suporte ao presente estudo, por meio das entrevistas realizadas com professores, exprofessores e discentes egressos das primeiras turmas; dos documentos oficiais (legislação educacional, atas, resoluções, projetos do curso, convênios, estatutos, regimentos); das imagens fotográficas e de matérias jornalísticas. Os referenciais teórico e metodológico foram construídos com bases nos escritos de Marc Bloch, Jacques Le Goff e Roger Chartier, todos vinculados à corrente historiográfica da Escola de Annales. Para a análise, realizamos leitura criteriosa dos documentos, fizemos triangulação destes com os depoimentos de testemunhas oculares e com a nossa vivência, enquanto docente, há mais de duas décadas no curso, donde foi possível identificar permanências e também rupturas, que se constituíram ou se estabeleceram ao longo do tempo. Pelos resultados ficou evidenciado ainda que o curso se constituiu com um corpo docente vindo das diferentes regiões brasileiras e saiu de uma formação polivalente em Ciências, para uma formação mais conteudista em Matemática, porém, com a criação da Semana de Matemática, a institucionalização da SBEM através da regional Rondônia e a formação em nível de pós-graduação stricto sensu dos professores formadores, o curso caminhou para uma forte tendência em Educação Matemática.
Descrição: Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de CiÊncias e Matemática, Cuiabá, 2014. 276f.; il. color; 30cm.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208954
Data: 2014-12


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