Abstract:
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O objetivo desta tese foi fazer um estudo histórico investigativo na Universidade Federal de
Rondônia, sobre a trajetória do antigo curso de Licenciatura Curta em Ciências com
Habilitação em Matemática, perpassando por sua criação, processo de consolidação até o
atual curso de Licenciatura em Matemática no Campus de Ji-Paraná, identificando as
permanências e rupturas que se converteram em pontos de inflexão durante a trajetória do
curso. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva que valoriza a articulação entre a história
local e a global por meio de uma leitura de como o movimento da Educação Matemática,
estava acontecendo no curso, à medida que foram implantadas novas reformulações
curriculares no projeto pedagógico dessa licenciatura. Ancorado metodologicamente na
História da Educação Matemática, buscamos vestígios para construção das fontes históricas
de suporte ao presente estudo, por meio das entrevistas realizadas com professores, exprofessores e discentes egressos das primeiras turmas; dos documentos oficiais (legislação
educacional, atas, resoluções, projetos do curso, convênios, estatutos, regimentos); das
imagens fotográficas e de matérias jornalísticas. Os referenciais teórico e metodológico foram
construídos com bases nos escritos de Marc Bloch, Jacques Le Goff e Roger Chartier, todos
vinculados à corrente historiográfica da Escola de Annales. Para a análise, realizamos leitura
criteriosa dos documentos, fizemos triangulação destes com os depoimentos de testemunhas
oculares e com a nossa vivência, enquanto docente, há mais de duas décadas no curso, donde
foi possível identificar permanências e também rupturas, que se constituíram ou se
estabeleceram ao longo do tempo. Pelos resultados ficou evidenciado ainda que o curso se
constituiu com um corpo docente vindo das diferentes regiões brasileiras e saiu de uma
formação polivalente em Ciências, para uma formação mais conteudista em Matemática,
porém, com a criação da Semana de Matemática, a institucionalização da SBEM através da
regional Rondônia e a formação em nível de pós-graduação stricto sensu dos professores
formadores, o curso caminhou para uma forte tendência em Educação Matemática. |