Abstract:
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Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de
número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de
Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos
de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa;
de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e
Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida
no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes
construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de
número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o
conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos
próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa
quantidade. |