Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais

DSpace Repository

A- A A+

Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais

Show full item record

Title: Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais
Author: Silva, Martha Raíssa Iane Santana da; Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: As questões relativas à centralidade do fenômeno escolar nas sociedades ocidentais tornaram imperativa a necessidade da formação dos seus principais agentes, os professores. O presente artigo procura apresentar uma caracterização dos saberes de formação do professor dos Anos Iniciais, especificamente dos saberes aritméticos nessa formação. O período de análise restringe-se às décadas de 1920 a 1960, no qual se observa o impacto de culturas que, historicamente, se embatem nos currículos das instituições formativas, a saber, cultura geral e cultura profissional, às quais ligam se os saberes a ensinar e saberes para ensinar (HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 2009). A Aritmética da formação do professor não fica ilesa a essas alterações, pelo contrário, oscila entre elas, permitindo a configuração de uma Aritmética profissional, com diferentes nuances, em diferentes períodos e que serão evidenciadas no presente artigo.
Description: Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2479/1163
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204751
Date: 2019-05


Files in this item

Files Size Format View Description
2479-6818-1-PB.pdf 330.2Kb PDF View/Open Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais.

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar