Abstract:
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Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa que analisou os discursos
escritos e as práticas referentes ao ensino de Geometria e o uso de materiais didáticos, nas décadas de 60
e 70. Levando em consideração as orientações curriculares e metodológicas provenientes do Movimento
da
Matemática
Moderna,
analisamos
o
discurso
escrito
de
quatro
documentos
normativos
do
Estado
de
Santa
Catarina,
Brasil,
e
entrevistámos
sete
professores
a
fim
de
compreender
a
prática
de
ensino
de
geometria.
A análise dos documentos revela
que Santa
Catarina incorporou
as ideias do movimento
de reforma, recomendando o uso de diversos materiais para ensinar geometria no nível secundário. Apesar
disso, observou-se que tanto as diretrizes para o ensino moderno de geometria como os materiais educativos
recomendados
só
foram
aplicados
na
prática
em
uma
escala
limitada.
A
Geometria
continuou
sendo
ensinada de forma abstrata e formal, sendo rara a presença
de materiais didáticos. |