Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX)

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Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX)

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Título: Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX)
Autor: Conceição, Gabriel Luis
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar como foram sistematizados os saberes geométricos para a formação de professores, no final do século XIX, postos em circulação no Rio de Janeiro pelos professores Amélia Fernandes da Costa, Luiz Augusto dos Reis e Manoel José Pereira Frazão, docentes designados pelo poder republicano à Europa para missão de estudos pedagógicos. O período investigado tratou de um tempo de intensas mudanças no cenário educacional carioca, momento com muitos debates, nacionais e internacionais, e também configurou-se como o tempo de disseminação das propostas concernentes ao método intuitivo. Fundamenta-se teórica e metodologicamente nos preceitos da História Cultural (CHARTIER,2002, 2010, 2011, DE CERTEAU,2008)desejando contribuir com a história da cultura escolar (JULIA, 2001, CHERVEL,1990). Toma-se, como categoria teórica, os saberes profissionais docentes, especificamente os conceitos de expert, expertise, saberes a ensinar e saberes para ensinar (HOFSTETTER, SCHNEUWLY,2017) que são empregados na análise dos relatórios oficiais produzidos pelos docentes e apresentado aos órgãos oficiais do Estado e os artigos da Revista Pedagogica, impresso direcionado para os professores. A análise das fontes possibilitou constatar que a atuação dos docentes, bem como suas participações ativas nas questões políticas e da instrução primária, a chamada do Estado para a missão e consequente resposta com a responsabilidade de produção de um relatório oficial, os enquandraram na categoria de expert em educação permitindo, assim, qualificá-los. Tem-se, então, a tese de que são experts, participam efetivamente na produção de saberes no campo pedagógico. Colocaram em circulação uma proposta de uma nova “geometria para ensinar”, própria dos tempos intuitivos, revelando a necessidade de outros saberes ao professor para além dos advindos propriamente do campo disciplinar Geometria. Esta “geometria” estava diretamente atrelada ao desenho e aos trabalhos manuais, estes também com características próprias, de forma que ao docente não bastava ser um exímio desenhista, artista, ou geômetra, era exigido do professor que ensinava os saberes geométricos um novo saber profissional. Assim sendo, esta tese reforça a contribuição da“Comissão de 1891”, bem como a estratégia do Estado no esforço em fazer circular as representações dos docentes em um tempo de constante internacionalização e modernização escolar.
Descrição: CONCEIÇÃO, Gabriel Luís da. Experts em Educação:sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX) / Gabriel Luís da Conceição - Guarulhos,2019. 4 f. Tese(Doutorado em Ciências)– Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós- Graduação em Educação e Saúde, 2019. Orientadora: Prof. Dra. Maria Célia Leme da Silva Título em Inglês: Experts in Education: circulation and systematization of geometric knowledge for teacher education (Rio de Janeiro, late nineteenth century). 1.Experts. 2. Saberes Geométricos. 3. Saberes profissionais docentes 4. Formação de professores.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201374
Data: 2019


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